sexta-feira, 3 de junho de 2011

LANÇAMENTO DO SELO DE SUSTENTABILIDADE ABRE SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2011

Ambiente 2011, às 10h, na Concha Acústica do Museu Imperial. O objetivo é aumentar o número de parceiros comprometidos com a sustentabilidade e preservação ambiental.

O Selo de Sustentabilidade tem como principal objetivo reconhecer a responsabilidade ambiental de empresas, escolas e até condomínios com o descarte do óleo vegetal. O objetivo é distinguir as entidades engajadas em projetos ligados à preservação do meio ambiente.

As empresas que quiserem participar precisam comparecer a sede da secretaria e preencher um formulário de requerimento, além de apresentar uma documentação comprovando a responsabilidade ambiental na hora do descarte do óleo. O selo será disponibilizado para todos que atenderem aos requisitos determinados.

Lançamento “Desabafo da Natureza” - A Secretaria de Educação, por meio da Coordenadoria Geral de Educação Ambiental, é uma das parceiras da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável na Semana do Meio Ambiente 2011. Entre as atividades está a apresentação da peça teatral “Desabafo da Natureza”, que será realizada no dia 5 de maio, no Centro de Cultural Raul de Leoni, por adolescentes do ensino fundamental da rede municipal, às 16h30 e 18h.

A programação também abrange o lançamento do Jornal “Desabafo da Natureza” no dia 7 de junho, às 14h, no Centro de Cultura Raul de Leoni, e a 1ª Caminhada Ecológica da Educação Infantil no dia 6 de maio, com concentração às 15h na Praça da Liberdade.

O objetivo do jornal é discutir questões ambientais e ser mais um veículo do município para estabelecer nas comunidades envolvidas um olhar mais profundo para o mundo à sua volta.
A partir da oficina sobre a estrutura de um jornal impresso ministrada pelo jornalista José de Arimateia, a publicação foi produzida por professores, funcionários e alunos do segundo segmento de escolas municipais de seis comunidades das regiões de Cascatinha, Quitandinha e Posse, que foram envolvidas nas discussões ambientais a partir desse trabalho.


Essa primeira edição apresenta o resultado obtido em cada bairro onde o projeto vem sendo desenvolvido, desde o mês de março, sob a supervisão das professoras Azi Mery Corrales, Catarina Maul, Cláudia Couto, Cristiane Martins Rodrigues e Maria Esmeralda Collares da Secretaria de Educação.


Caminhada - Já a 1ª Caminhada Ecológica da Educação Infantil terá a participação de 160 alunos da educação infantil da rede municipal de ensino com 5 e 6 anos de idade dos Centros de Educação Infantil (CEIs) São Francisco de Assis, ABEFI, Frei Aniceto, Aldeia da Criança, São João Batista, Maria Teresa Kling, Moinho Preto, Sementeira e Frei Leão, acompanhados da Banda do Colégio São José.

A caminhada será da Praça Dom Pedro até o Centro de Cultura Raul de Leoni e contará com o apoio da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans). Na chegada, o grupo assistirá à peça “Aprendendo a respeitar a natureza”, montada e apresentada por alunos e professores da rede municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário