sexta-feira, 3 de junho de 2011

DEFESA CIVIL DE PETRÓPOLIS REALIZA 10 MIL VISTORIAS EM APENAS DOIS ANOS E MEIO

Em apenas dois anos e cinco meses, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil realizou 10 mil vistorias preventivas e emergenciais à população petropolitana. Os atendimentos compreendem o período entre 1º de janeiro de 2009 e 1º de junho de 2011.

O número de vistorias realizadas nesse período é superior ao total contabilizado pelo governo anterior durante quatro anos. De 2005 a 2008, foram feitos somente 7.389 atendimentos.

A princípio, a maioria das vistorias era de caráter emergencial, mas devido ao trabalho pró-ativo da coordenadoria, desenvolvido junto às comunidades, os moradores passaram a solicitar atendimentos preventivos. “É importante para evitar que acidentes ocorram por falta de intervenções dos moradores, como colocação de calhas, sistema de drenagem e impermeabilização do solo. Essas medidas devem ser tomadas em período de estiagem, como agora”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Petrópolis, Carlos Francisco de Paula.

A coordenadoria trabalha por meio de sistema de metas, em um regime rigoroso de plantões, inclusive nos fins de semana e feriados. Por esse motivo, apesar da chuva intensa que ocorreu no município, principalmente no final do ano passado e início deste, a D.C. conseguiu responder a todos os chamados e realizar todas as vistorias, sem pendências até o dia 1º de junho deste ano. “Agindo dessa forma podemos antever o que pode acontecer e amenizar as conseqüências das chuvas”; concluiu o coordenador da D.C.

Atualmente, a Defesa Civil mantém um posto provisório no Centro de Cidadania Desembargador Jorge Loretti, localizado na Estrada União e Indústria, nº 11.860, em Itaipava. O objetivo é realizar a entrega de laudos às vítimas das chuvas de janeiro deste ano. Vistorias podem ser solicitadas através do número gratuito 199.

Nenhum comentário:

Postar um comentário