sexta-feira, 3 de junho de 2011

SOLIDARIEDADE PETROPOLITANA ATRAI PEDINTES DE OUTROS MUNICÍPIOS

Secretário esclarece que ajudá-los faz com que elas transformem o ato de pedir em compromisso diário na cidade

O secretário de Trabalho Assistência Social e Cidadania (Setrac), Luis Eduardo Peixoto, acompanhou na tarde de hoje, uma das equipes de assistentes sociais pelas ruas do Centro na abordagem de pedintes. Nesta ação, diferentemente de pessoas em situação de rua, foram encontradas pessoas de outros municípios que vem diariamente à Petrópolis para pedir dinheiro.

O objetivo é conversar com essas pessoas para cadastrá-las, oferecer auxílio e, mais tarde, entrar em contato com seus municípios de origem para informá-los sobre sua presença em Petrópolis. No entanto, a maioria dos pedintes migrantes não aceita ajuda, já que tem para onde voltar no fim do dia. Um grupo com sete pessoas de Xerém vem diariamente a Petrópolis com esse objetivo. Segundo a Setrac, uma média de sete pessoas vem à cidade diariamente para pedir esmolas. Aos sábados esse número sobe para 12.

“A população petropolitana é solidária, por isso aqui é um bom local para os pedintes”, informou Peixoto. O secretário agradece pela solidariedade, mas esclarece que dar esmolas a essas pessoas só faz com que elas continuem nesta situação. “Infelizmente, neste caso, ajudar só atrapalha. A Setrac conta com diversos serviços que podem auxiliar essas pessoas, mas elas não procuram porque não interessa a elas sair desta situação”, completou.

A cidade conta, ainda, com o Núcleo de Integração Social (NIS), para onde são encaminhados as pessoas em situação de rua de Petrópolis. Atualmente 53 pessoas estão cadastrados pela secretaria. O Abrigão, como é popularmente conhecido, fica localizado na Rua Coronel Albino Siqueira, 657, no Alto da Serra. As pessoas encaminhadas pelos assistentes sociais e/ou que procuram o núcleo recebem quatro refeições diárias, banho e local para dormir. Além disso, diversas oficinas pedagógicas, de trabalho, de teatro, de cidadania, entre outras atividades são oferecidas com o objetivo de estabelecer o vínculo social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário