quarta-feira, 1 de junho de 2011

CIDADE IMPERIAL, NO RIO DE JANEIRO, ACOLHE O 11º FESTIVAL INTERNACIONAL DE INVERNO DA DELL’ARTE

Como nas edições anteriores, serão mais de 40 eventos acontecendo em Petrópolis e em Itaipava, em charmosos espaços. A grande novidade deste ano é a abertura das dependências do Palácio Rio Negro para a música. Os ingressos são a preços populares ou gratuitos.
Dentro de um mês, Petrópolis, conhecida como a cidade imperial do Estado do Rio de Janeiro, será palco - mais uma vez - do atraente Festival Internacional de Inverno da Dell’Arte, que está festejando sua 11º edição este ano com programação inédita e primorosa a exemplo da Cia. Brasileira de Ópera com o espetáculo “Barbeiro de Servilha”, de Gioachino Rossini. Entre os dias 1º e 17 de julho, o público poderá apreciar grandes expoentes nacionais e internacionais da música clássica, do jazz, mpb, corais, teatro, palestras, ballet, além de jovens e promissores talentos com ênfase na música clássica.

A Abertura de Gala (dia 1º de julho, sexta-feira, às 20h), será na Catedral São Pedro de Alcântara e composta de três imperdíveis obras. A primeira da noite é o admirável Prelúdio e Fuga sobre Bach, uma obra para órgão do compositor Franz Liszt interpretado por Marco Aurélio Lischt (órgão). Um programa dos mais sedutores, onde o recém reformado grande órgão da Catedral terá um lugar de honra.

Em seguida, este mesmo músico, Marco Aurélio Lischt entra em cena novamente, desta vez acompanhado do trompetista Vinicius Lugon, interpretando o Concerto para Trompete e Orgão em Si bemol, de Tomaso Albinoni.

Fechando a Abertura de Gala, a Orquestra de Câmara Jovem do Conservatório Brasileiro de Música apresenta a Sinfonia Concertante para violino e viola K364 de W. A. Mozart, com os solistas Daniel Guedes, na viola, e Gabriela Queiroz, no violino. A regência fica a cargo de Ueslei Banus.

A maior espectativa deste festival será a apresentação inédita da Cia. Brasileira de Ópera com o espetáculo “Barbeiro de Servilha”, de Gioachino Rossini, a partir de uma proposta inovadora, com elementos visuais e tecnológicos que nunca antes foram utilizados numa ópera. Apresentada em forma de animação, com cenários e personagens desenhados, o espetáculo com orquestra e cantores em carne e osso interage com personagens desenhados.

Uma das apresentações mais esperadas deste ano é a do pianista João Carlos Martins, na regência da Camerata Bachiana, no Theatro D. Pedro, dia 9 de julho, sábado, às 21h. Mesmo após um acidente que atingiu o funcionamente de suas mãos, João Carlos Martins nunca desistiu da música clássica, continuando a difundi-la através da regência. No passado, foi considerado um dos melhores intérpretes de Bach.

Outros concertos que valem a pena ser conferidos são os que acontecerão no Palácio de Cristal: o Cristal Jazz, como o próprio nome diz, trará, sempre às nove horas da noite, o melhor do jazz com Anna Elis Trio e banda (Holanda); Nacho Mena Quartet e banda (Chile) e Dudu King.

A grande surpresa deste ano fica a cargo da abertura das portas do suntuoso e histórico Palácio Rio Negro para a música. Situado em uma das avenidas mais charmosas de Petrópolis, a Koeller, o espaço acolherá concertos do elogiadíssimo Duo Santoro e também de Andrés Roig (piano) e Andres Perillo (tenor), sempre às 18h. Recuperando um pouco da história brasileira, o casarão foi erguido no século XIX e adotado pelo governo federal como residência oficial de verão de presidentes das República como Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e João Gular. Logo depois, houve um jejum – por mais de 20 anos - com relação à prática de subir a serra e hospedar-se no palácio. Mas quando este estava completando 100 anos na função de residência oficial do governo, entre 1996 e 1997, a tradição foi reinventada. O hóspede mais recente foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dizem que um dos momentos mais importantes e brilhantes vividos ali dentro foi a realização do casamento de Marechal Hermes com Nair de Teffé.

Destacam-se ainda as apresentações do Theatro D. Pedro, para os grupos modernos como o Túnel do Tempo, de volta este ano com a Beatlemania, a pedido do público. E ainda o espetáculo musical “Encanta Noel”, vencedor do Prêmio Maestro Guerra Peixe de Cultura. Outros expoentes da música nacional brasileira como Zeca Baleiro e Yamandu Costa também estão agendados. E, abrindo a temporada, a Cia. Brasileira de Ballet apresentando “Gisele”. Outro destaque é a sensacional Orquestra Voadora, na Praça dos Expedicionários, em frente as escadarias do teatro, os meninos da banda vão dar um « passeio » pelas mais inusitadas vertentes musicais. O espetáculo é inteiramente gratuito.

O 11º Festival de Inverno é realizado pela Dell'Arte, empresa promotora de eventos e de soluções culturais, com 29 anos de existência, que acaba de ganhar o Prêmio Maestro Guerra Peixe de Cultura pela realização deste evento. De acordo com o Prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, “a união de esforços em torno da organização do Festival de Inverno tem feito da cidade um grande pólo cultural do interior do Estado do Rio de Janeiro”. Mustrangi ressalta que “a realização do Festival mostra, mais uma vez, o profissionalismo da encantadora pianista e produtora cultural, Myrian Dauelsberg, e sua dedicação em prol da propagação das mais diversas vertentes culturais de nosso país”. Myrian Dauelsberg é também diretora artística e presidente da Dell’Arte.

Os festivais de inverno tornaram-se uma tradição em Petrópolis, com repercussão no Brasil e na América do Sul. Além de mobilizar a população local e as redondezas, gera um grande movimento de turistas que normalmente lotam hotéis, pousadas e restaurantes durante todo o período do festival. “Este movimento vem beneficiar a cidade, sobretudo depois das chuvas de verão deste ano que deixou a região em situação emergencial”, ressalta Myrian Dauelsberg. Como diz o velho ditado, “depois da chuva vem a bonança”, a cidade está pronta para receber o festival. Paulo Mustrangi sublinha ainda que a realização do Festival de Inverno da Dell’Arte é um evento que já faz parte do calendário turístico de Petrópolis. Ele afirma que “a população da cidade, assim como seu trade turístico, só têm a ganhar, pois durante a realização dos festivais nosso município pode ser contemplado não só com os mais diversos eventos culturais, como registra normalmente um aumento de mais de 25% em seus hotéis, pousadas, restaurantes e nas vendas no comércio, principalmente no setor de modas da Rua Teresa.” Segundo o prefeito, essa união do turismo cultural com os turismos de vendas e gastronômico é fundamental para o desenvolvimento econômico da cidade.

Os ingressos são todos a preços populares e muitos espetáculos têm entrada franca mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível. Os bilhetes podem ser adquiridos nos locais dos eventos e boa parte deles é destinada aos jovens, proporcionando-os acesso às variadas formas de manifestação das artes.

Confira os principais palcos do 11º Festival Internacional de Inverno de Petrópolis: Concertos ao Meio-Dia na Sala da Batalha/Museu Imperial; Theatro D. Pedro e concertos em sua escadaria; Catedral de São Pedro de Alcântara; Concertos à Luz de Velas no Museu Imperial; palestras no Museu Imperial; Cristal Jazz/Palácio de Cristal; Chás Musicais e happy hours no Hotel Solar do Império, concerto de música clássica no Palácio Rio Negro, Festival vai a Praça/Praça da Liberdade, apresentações de corais na Praça D. Pedro, cinema no Centro Cultural Raul de Leone e shows no Tamboatá/Itaipava.

11 º Festival Internacional de Inverno de Petrópolis - 1º a 17 de julho de 2011
1º de julho – 20h – Abertura de Gala – Concerto Inaugural
Mais informações no site: http://www.dellarte.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário