domingo, 25 de agosto de 2013

UCP INOVA COM OLIMPÍADA MULTIDISCIPLINAR DE ENGENHARIA

A Universidade Católica de Petrópolis (UCP) está de portas abertas novamente, em outubro, para receber estudantes do Ensino Médio que queiram dialogar com especialistas sobre as carreiras profissionais e o mercado de trabalho. E o evento, que é gratuito, esse ano traz uma novidade: com o apoio dos alunos do Comitê Estudantil de Engenharia Civil (CEENC), a universidade vai realizar a Olimpíada Multidisciplinar de Engenharia, na qual estudantes universitários e também do ensino médio participarão de provas no campo da Engenharia Civil.

O UCP de Portas abertas acontece há quatro anos e na última edição, em apenas um dia, reuniu cerca de mil jovens no campus da universidade. O evento é planejado para oferecer um grande cenário do mercado de trabalho, apresentando as mais diversas áreas de atuação e as respectivas profissões através de oficinas, visitas a laboratórios, palestras, shows e performances, além da possibilidade de os estudantes dialogarem com especialistas nas suas áreas de interesse.

Com a Olimpíada Multidisciplinar de Engenharia, essa aproximação entre estudantes e a prática de trabalho será ainda mais palpável. A disputa reproduz duas provas realizadas pelo Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon) na competição nacional para estudantes universitários. Na olimpíada, os participantes deverão construir pontes de palito de picolé e blocos de concreto colorido com boa precisão na estimativa de carga suportada, além de outros aspectos previstos nos editais. Os alunos do terceiro ano do ensino médio contam com um edital próprio e deverão ser acompanhados por um professor responsável, que os auxilie com os cálculos. As atividades vão acontecer das 9h às 17h, em dois turnos.

“Para os alunos de Engenharia Civil e de Arquitetura é importante viver essa experiência prática, mas acredito que seja um bom contato dos alunos de ensino médio com temas que nós vemos na graduação e com o qual vamos lidar no mercado de trabalho. Além disso, a olimpíada é também uma preparatória para os alunos da graduação que queiram participar do Ibracon, para que possamos fazer uma boa representação da UCP em nível nacional”, disse o vice-presidente do CEENC e um dos organizadores da olimpíada, Lucas Cardoso.

Através das provas, os alunos têm a possibilidade de pensar sobre os diversos aspectos que envolvem o projeto e a execução de obras de concreto, como segurança, durabilidade, estética, funcionalidade, integração ao entorno e impacto ao meio ambiente. As inscrições para o UCP de Portas Abertas já estão abertas pelo site www.ucp.br. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 2244-4077 e pelo e-mail portasabertas@ucp.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário