A data serve para alertar sobre os males que o cigarro causa, por isso, na próxima 5° feira, 29 de Agosto, o médico oncologista Bernardino Alves Ferreira vai ministrar uma palestra sobre o tema
Que fumar faz mal, todo mundo já sabe, mas infelizmente ainda é preciso alertar a população para as doenças causadas. O maior dos malefícios do consumo de fumo é o câncer de pulmão, que corresponde a 90% dos casos da doença. Além disso, o cigarro também pode causar câncer de boca, pulmão, esôfago, estômago, colo de útero, pâncreas, bexiga e rim. Quando queimado, o fumo produz mais de 4 mil substâncias químicas, sendo que 60 delas são cancerígenas. No total, são mais de 100 doenças causadas pelo tabagismo, que podem ser divididas em neoplasias malignas (câncer), doenças cardiovasculares, bronquíolo – pulmonar dentre outras, que são de menor incidência.
A dependência é causada pela nicotina, um dos elementos presentes no tabaco ou fumo. Após a ingestão da fumaça, o cérebro é estimulado ao prazer, porque a nicotina cai na corrente sanguínea. Com isso, o fumante tem sensação de bem-estar, redução da ansiedade, diminuição da fome, perda de peso e se sente relaxado.
De acordo com as pesquisas, atualmente, 17,5% da população do Brasil é fumante, o que corresponde a 25 milhões de pessoas, sendo 60% homens e 40% mulheres. Nos últimos dez anos, estima-se que 50 milhões morreram como resultado do uso do tabaco. Apesar dos números, para o médico oncologista Dr. Bernardino Alves Ferreira, sócio do Centro de Terapia Oncológica (CTO), através de campanhas de conscientização é possível reduzir esses dados. “Quero acreditar que esse número irá diminuir, pois cada vez mais, temos a consciência do malefício do tabagismo, e as entidades e governos vêm dificultando ao máximo a disseminação desse vício”, afirma.
Além do ativo, o fumante passivo tem quatro vezes a mais de chances de ter câncer do pulmão do que o indivíduo que não tem contato com a fumaça do cigarro. Crianças e idosos, que convivem com pessoas fumantes, ficam com o sistema imunológico debilitado e correm o risco de sofrerem problemas respiratórios graves. “O dano ocorre por lesão direta no pulmão pelas mais de 4 mil substâncias exaladas pelo cigarro”, explica o médico oncologista.
Para o Dr. Bernardino é possível controlar o tabagismo desde que o assunto seja tratado desde muito cedo entre os jovens. “É preciso desestimular as crianças a experimentarem o fumo, disseminando propagandas sobre os efeitos negativos do tabagismo, incluindo o que ocorre com o meio ambiente, fornecendo ajuda aos fumantes que desejam parar de fumar, além de aumentar o preço do cigarro através de impostos. Por isso a importância do Dia Nacional de Combate ao Fumo, trazer a realidade para todos entenderem que fumar não é legal”.
É possível evitar 30% dos óbitos com o simples fato de parar de fumar, o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo, mas não é facilmente curado, pois os efeitos do cigarro são processados pelo cérebro e causam prazer. Por isso é importante o apoio de familiares e amigos, para auxiliar o fumante a largar o vício. “Acolha, o ajude a parar de fumar, encaminhe-o a um serviço de saúde devidamente preparado para a cessação do tabagismo. Parar de fumar é mais fácil do que se imagina, necessita de vontade própria e de alguns métodos muito simples que podem ser encontrados nesses serviços preparados. Lembre-se: o cigarro faz adoecer”, alerta Dr. Bernardino.
Este ano, várias ações estão sendo programadas para comemorar a data. A Secretaria Municipal de Educação lançou um Concurso de Cartazes em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo - 29 de agosto, envolvendo os alunos do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, das Escolas Municipais. Cada escola pode concorrer com dez cartazes e o julgamento foi realizado na segunda-feira, dia 26, com um júri formado por membros da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde e Imprensa.
Para o encerramento do evento, será realizada uma breve palestra com o oncologista Bernardino Alves Ferreira, apresentações das escolas, premiação do concurso de cartazes na UCP. O Salão Nobre da UCP fica localizado à Rua Benjamin Constant, 213 – Centro – Petrópolis/ RJ.
Mais informações sobre os malefícios do cigarro podem ser obtidas na sede do CTO – Centro de Terapia Oncológica localizada à Rua Dr. Sá Earp, 309 - Centro – Petrópolis/ RJ, através do telefone (24) 2244-2005 ou ainda do site www.ctopetropolis.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário