sexta-feira, 2 de agosto de 2013

CTO AMPLIA SETOR DE QUIMIOTERAPIA PARA OFERECER MAIOR CONFORTO E QUALIDADE DE TRATAMENTO AOS PACIENTES

Após o diagnóstico de câncer, cerca de 75% dos pacientes em algum momento é submetido à quimioterapia, um tratamento realizado com substâncias químicas aplicadas de forma intravenosa, subcutânea, intramuscular e/ou oral. Independente de sua utilização o objetivo é sempre o mesmo: melhorar a qualidade de vida do portador. “Objetivamos sempre que possível à cura. Quando isso não é viável, o objetivo é a paliação, ou seja, diminuição dos sintomas e aumento da sobrevida do paciente”, explica o médico oncologista Bernardino Alves Ferreira, um dos diretores do Centro de Terapia Oncológica em Petrópolis.

As obras duraram quase cinco meses e a ampliação do Setor de Quimioterapia do CTO se deu pelo aumento no número de pacientes e a necessidade de melhorar a qualidade do serviço, prioridades da clínica. Nos últimos seis meses, a capacidade do setor foi dobrada e no total, mais de 20 pacientes podem ser atendidos simultaneamente em Quimioterapia intravenosa fora a hormonoterapia IM (intramuscular)/SC (subcutâneo), reduzindo o tempo de espera.

“A melhora foi visível: sala mais ampla e confortável, maior observação dos pacientes por parte da equipe de enfermagem e aumento na qualidade no atendimento. Um ambiente mais agradável, confortável e aconchegante”, explica Bernardino que ainda ressalta: “tudo o que for feito em benefício do paciente reverterá na qualidade de vida da pessoa e em melhores resultados”.

A quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células doentes que formam um tumor. Dentro do corpo humano, cada medicamento age de uma forma diferente. Por isso, são utilizados vários tipos a cada vez que o paciente recebe o tratamento.

Estes medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que estão formando o tumor e impedindo que elas se espalhem. O paciente pode receber a quimioterapia como tratamento único ou aliada a outros, como a radioterapia e até mesmo a cirurgia.

No CTO, após a avaliação dos médicos responsáveis, os pacientes que são encaminhados para o tratamento de quimioterapia, passam pela recepção, onde são recebidos pela equipe especializada e então, são realizados os procedimentos de aplicação dos medicamentos e dadas suas devidas orientações. No total, são três farmacêuticos, um técnico de farmácia, dois enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem, treinados especialmente para esse tipo de atendimento.

A quimioterapia não causa dor, o paciente deve sentir apenas a “picada” da agulha na pele. Algumas vezes, certos remédios podem causar a sensação de desconforto, queimação na veia ou placas avermelhadas na pele. Caso aconteça, o médico deve ser avisado imediatamente.

O tempo de aplicação vai depender do tipo de tratamento determinado pelo médico. Existem situações em que o paciente precisa ser internado para receber aplicações mais prolongadas. Fora isso, ele pode manter uma vida normal, exercendo as atividades de trabalho e mantendo a rotina, apenas estando alerta para qualquer reação ao tratamento.

Mais informações podem ser obtidas na sede do CTO – Centro de Terapia Oncológica localizada à Rua Dr. Sá Earp, 309 - Centro – Petrópolis/ RJ, através do telefone (24) 2244-2005 ou ainda do site www.ctopetropolis.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário