segunda-feira, 12 de agosto de 2013

ACADEMIA BRASILEIRA DE POESIA COMEMORA SEUS 30 ANOS

Para festejar três décadas da fundação da Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni, membros e amigos vão se reunir na Casa Claudio de Souza, no próximo domingo, dia 18 de agosto às 10h, para um café da manhã festivo e um sarau, com direito a bolo de aniversário e declamações de poemas de Raul de Leoni pelos acadêmicos titulares, eméritos e os recentemente eleitos para o quadro efetivo.

A Academia, fundada em 15 de agosto de 1983, tinha o nome de Academia Petropolitana de Poesia Raul de Leoni, mas há alguns anos, na gestão do presidente Hamilton Lopes, teve seu nome mudado por ser ela a primeira academia especificamente de poesia a ser fundada em todo o Brasil. Dessa forma, se tornou brasileira e passou a agregar em seu quadro, membros advindos de todo o território nacional.

Para muitos membros essa é uma data muito especial, pois lembra a atitude visionária dos jovens da época, Fernando Costa, Joaquim Eloy Duarte dos Santos, André Heidemman e Paulo Cesar dos Santos, em idealizarem a academia, fazerem seu registro, imortalizando, desde então, a vida e obra de tantos poetas que já passaram por tal quadro e ainda possuem suas obras na biblioteca da Academia.

A grade de programação tem sido vasta. Eventos regulares da casa foram acrescidos de outros, a partir da gestão de Catarina Maul como presidente da Academia. Constam dela, palestras, projetos escolares, saraus, leituras dramatizadas, elaboração de concursos literários e manutenção de colunas regulares em jornais da cidade.

O site da Academia (www.rauldeleoni.org), possui um número representativo de visitações mensais, muitas vezes por interessados de outros países, passando, a partir desse mês de aniversário, a ter ferramentas de tradução e uma total reformulação, que será aplicada na ocasião da comemoração do aniversário. No domingo, a diretoria prestará homenagem, também, a todos os ex presidentes da Casa que se fizerem presentes, na gratidão necessária pela bela condução da Academia em seus 30 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário