terça-feira, 6 de agosto de 2013

ASSOCIAÇÃO RECICLA TECIDO PARTICIPA DA 3° CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

 
A empreendedora e fundadora da Associação Recicla Tecido, Cláudia Martins participou no último sábado, dia 03 de agosto, da Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente do Consórcio Serrana II – Política Nacional de Resíduos Sólidos, que aconteceu no Clube Campestre, em Três Rios. Na ocasião, estiveram presentes representantes das cidades de Três Rios, Paraíba do Sul, Levy Gasparian, Sapucaia, Petrópolis e Areal. O evento foi norteado pelos quatro eixos temáticos propostos pela 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente que são a produção e o consumo sustentável, a redução dos impactos ambientais, a geração de emprego e renda e a educação ambiental. A Conferência tem como tema central a Política Nacional de Resíduos Sólidos que entra em vigor no próximo ano.

Cláudia Martins surpreendeu os espectadores da Conferência ao afirmar que o Projeto Recicla Tecido, que reutiliza os restos de tecidos gerando novos produtos, se encaixa nos quatro eixos. “Se pararmos para analisar, conseguimos orientar o empresário que o que não serve mais para ele, pode ser tornar um novo produto, o que é uma produção com consumo sustentável. Desta forma, os resíduos têxteis deixam de ir para os lixões reduzindo os impactos ambientais. Sem contar que o projeto capacita mulheres em risco social gerando a possibilidade delas se inserirem no mercado de trabalho. Por último, o projeto educa o empresário e a mulher, que nesse contexto, passam a ser multiplicadores da educação ambiental”, explicou.

A próxima etapa após as conferências municipais e intermunicipais é a Conferência Estadual do Meio Ambiente que acontece dos dias 13 a 15 de setembro, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), campus Maracanã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário