sexta-feira, 2 de agosto de 2013

DOM FILIPPO SANTORO CELEBRA MISSA EM COMEMORAÇÃO AOS 60 ANOS DA UCP

O anterior bispo da Diocese de Petrópolis e atual arcebispo de Taranto, na Itália, Dom Filippo Santoro, irá celebrar uma missa em Ação de Graças pelos 60 anos da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) na próxima segunda, 5/8, na Capela Nossa Senhora do Sion. Para comemorar o jubileu de diamante, a instituição também realizou em junho uma exposição que reuniu mobiliários, documentos, fotografias e vídeos que permitiram resgatar um pouco da sua jornada.

A UCP teve seu marco inicial em 1953, quando o então bispo diocesano Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra teve a iniciativa de criar a sociedade civil Faculdades Católicas Petropolitanas. Um ano depois, foi aberto o primeiro curso de nível superior de Petrópolis, de Direito, que hoje é considerado um dos mais tradicionais do país e figura entre os dez melhores resultados em aprovação no Estado do Rio na prova da Ordem dos Advogados do Brasil.

Com a aquisição do prédio onde funcionou, durante muito tempo, um dos mais requintados hotéis da região, o Hotel Orleans, na Rua Barão do Amazonas, foi criada em 1956 a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e, mais tarde, a de Engenharia Industrial.

A fusão das três faculdades em 1961 resultou na nomenclatura “Universidade Católica de Petrópolis”, reconhecida nacional e internacionalmente. A UCP experimentou uma forte expansão, com a abertura de novos cursos e, no final da década de 60, adquiriu as instalações do Colégio Notre Dame de Sion, na Rua Benjamin Constant, e levou para o espaço toda a sua administração e boa parte de seus alunos. No novo campus, fundou o Colégio de Aplicação, que tinha como finalidade propiciar campo de estágio e pesquisa aos alunos da Faculdade de Educação.

No início dos anos 70, a instituição tornou-se cartão postal da cidade com a inauguração do Relógio das Flores, em frente ao Conjunto Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra, na Rua Barão do Amazonas. O espaço, criado por ocasião das solenidades de comemoração do Sesquicentenário da Independência, seria, mais tarde, um dos principais pontos de visitação turística da região.

Nessa mesma época, a universidade passou por grandes mudanças, destacando a aquisição do primeiro computador em 1974, com a instalação do Centro de Processamento de Dados e a inauguração do Centro de Educação Física, em 1976. Os anos 80 trouxeram a conquista da concessão da Rádio UCP FM e mais tarde, a Fundação Cultural Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra. A década de 90 marcou o reconhecimento da universidade por toda a comunidade.

A exposição UCP 60 anos foi idealizada para resgatar a memória da instituição. Realizada pelo Núcleo de História e Memória Institucional (NUHMI), foi organizada uma ampla apresentação de fotos, documentos, como a ata de fundação da universidade, placas comemorativas e diversos objetos que fazem parte do acervo no núcleo. Complementando as comemorações, a Missa em Ação de Graças pelos 60 anos da UCP será realizada na Capela Nossa Senhora do Sion, localizada no Campus Benjamin Constant (Rua Benjamin Constant, 213, Centro), às 18h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário