quinta-feira, 29 de agosto de 2013

COLETIVO VINGRETE PROMOVE AULAS NA PRAÇA DA LIBERDADE


Desde o dia 22, o Coletivo Vinagrete vem realizando ocupações temporárias do Coreto localizado na Praça da Liberdade, em Petrópolis. Fugindo ao padrão deste tipo de movimento observado por todo o país ao longo dos últimos meses, o projeto #ocupacoreto tem como objetivo promover aulas públicas, democratizando o acesso à informação e o debate político. Os temas abordados são dos mais variados: história, literatura, filosofia, música, cinema, cultura popular, chegando até mesmo a temas como saúde pública, meio ambiente, sustentabilidade, entre outros.

A primeira aula foi com o professor de História Rodrigo Cardoso S. de Araujo, doutorando em História pela UERJ, que proferiu a aula “Movimentos Sociais: a História vista por baixo”. Com a presença de aproximadamente 70 pessoas e com mais de 100 visualizações da transmissão ao vivo pela internet, a aula teve duração de aproximadamente 1h30. Durante este período, o professor procurou apresentar ao público o regime de historicidade da História vista por baixo (History from below) salientando, em seguida, sua relevância para se analisar o atual momento político do país.

Às 19h da próxima quinta-feira, dia 29 de agosto, o professor de Filosofia da UNIRIO, Nilton dos Anjos, doutor em Ciências da Literatura pela UFRJ, vai ministrar a segunda aula do projeto. Falando sobre sua aula, intitulada “Cidade: pow, pow, pow... Polícia, Política e Poesia”, o professor adianta “em tempos acomodados e dias repetitivos, o aperitivo da criação: um apetite. Eis a poesia em sentido lato: a criação de outros modos para o fazer político, de outros modos de limpar (policiar) a cidade. É a palavra tomando corpo, e os corpos diversificando, em versos fincando a vida”. A aula também poderá ser acompanhada ao vivo através do http://pt.twitcasting.tv/col_vinagrete.

Mais informações podem ser obtidas no blog http://www.coletivovinagrete.blogspot.com.br/, ou ainda na fanpage https://www.facebook.com/vinagretecoletivo

Coletivo Vinagrete

Organizado há apenas alguns meses, o Coletivo Vinagrete já vem realizando algumas ações, tanto na cidade de Petrópolis, onde foi fundado e cenário principal de atuação, quanto em outras cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Tendo como proposta a democratização da informação e do debate política, uma das principais estratégias de atuação do coletivo, neste sentido, tem sido as transmissões ao vivo, pela internet, das ações realizadas pelos movimentos sociais nos últimos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário