terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

NOVA REITORIA DA UCP TOMA POSSE


A Universidade Católica de Petrópolis tem nova reitoria desde a última segunda-feira (4/02) e, pela primeira vez em sua história, dois sacerdotes petropolitanos ocupam, ao mesmo tempo, cargos de extrema importância na direção da Instituição: Padre Pedro Paulo de Carvalho Rosa é o novo reitor e Padre Luis Garcia Mello o pró-reitor Administrativo. O Maestro Marcelo Vizani ocupa o cargo de vice-reitor e a professora Regina Máximo é a nova pró-reitora acadêmica.

A equipe foi nomeada pelo novo bispo, Dom Gregório Paixão, após ouvir o Conselho Superior Administrativo da Instituição em assembléia realizada em 5 de janeiro. Porém, a posse oficial foi marcada para quase um mês depois, na semana em que o corpo docente e administrativo da UCP faz encontros de integração com o objetivo de planejar e debater o ano acadêmico. A solenidade reuniu cerca de 400 pessoas, entre autoridades civis e eclesiásticas, professores e alunos da Instituição, no Salão Nobre do campus da Rua Benjamin Constant.

Antes da cerimônia oficial de posse, os convidados presenciaram o ato de Profissão de Fé do novo reitor, conforme preconiza o Código de Direito Canônico, proferido durante Missa Solene na histórica Capela Nossa Senhora de Sion. Celebrada por Dom Gregório, a solenidade religiosa também teve a participação especial do Coral e da Orquestra da Universidade Católica de Petrópolis.

No Salão Nobre, ao declarar aberto o ato solene, Dom Gregório Paixão transferiu a palavra para o presidente da associação Faculdades Católicas Petropolitanas, mantenedora da UCP, monsenhor José Maria Pereira, que fez a leitura do Termo de Posse. Em seguida, Padre Pedro Paulo foi auxiliado pelo bispo e vestiu a murça (capa branca alusiva ao cargo de reitor) e o barrete (chapéu especial), insígnias que remontam à história das universidades utilizadas nas cerimônias acadêmicas no mundo inteiro. Aplaudido de pé pelo público, Padre Pedro Paulo, professor de Filosofia e Teologia, além de capelão da UCP, proferiu seu discurso de forma emocionada, buscando traduzir a missão primeira da Instituição, que é o de oferecer caminhos para o crescimento pessoal do ser humano, alcançando sua dignidade apoiado na verdade e na justiça social.

“A educação é condição básica para o desenvolvimento pessoal e da cidadania. É uma urgência nacional e a UCP se sente no dever de contribuir para o sistema educacional”, disse o novo reitor, mostrando o comprometimento da Igreja Católica com a educação através da administração de várias instituições de ensino, superior ou não, em todo o país. Em seguida, o novo reitor fez menção à história da UCP, que completará 60 anos em maio de 2013. A instituição foi fundada por iniciativa do bispo da cidade na época, Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra, que hoje dá nome ao primeiro campus da Instituição, na Rua Barão do Amazonas.

"É um desafio responder aos anseios da sociedade e manter a identidade da Igreja e meu empenho será manter a memória e promover a excelência acadêmica, reconhecendo que somos hoje o resultado de nossos antecessores”, disse. Hoje, a UCP possui 26 cursos de graduação, 5 cursos de tecnólogo, 4 cursos de Mestrado, um de Doutorado e uma série de pós-graduações lato-sensu, realizadas com instituições parceiras.

Padre Pedro Paulo é licenciado em Filosofia pela UCP e bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade de Santa Cruz em Roma. Pós-graduado em Teologia Fundamental, também pela UCP, Mestre em Direito Canônico pelo Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico do Brasil e Doutorando em Direito Canônico pela Pontifícia Universidad Católica Argentina. Além de ocupar o cargo de presidência da Câmara de Instrução de Petrópolis, desde 2006, é Vigário Judicial e Presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Niterói. Professor de Teologia e Filosofia da UCP, coordenador do Núcleo de Fé e Cultura, também foi Vice-diretor do Centro de Teologia e Humanidades da Instituição.

Bispo agradece o empenho da antiga reitoria e prefeito reforça manutenção de bolsas de estudo – Dom Gregório fez questão de agradecer o empenho da antiga reitoria e a todos que contribuíram para a continuidade da UCP. O bispo lembrou que, ao assumir a Diocese em 16 de dezembro, esta também se tornou uma de suas missões: zelar pelo crescimento da Instituição. Como bispo, ele espera que os valores cristãos adquiram nova vitalidade no ambiente da Universidade Católica.

O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, relembrou em sua fala, do convênio firmado com a UCP, desde 2008, para a concessão de bolsas para estudantes oriundos de escolas públicas da cidade. Hoje, mais de 800 alunos se beneficiam da iniciativa, que teve mais uma etapa concluída com o vestibular do último dia 3 de fevereiro, com bolsas do município para os cem primeiros colocados. “Além de ser uma ferramenta de combate à evasão escolar, o jovem petropolitano sabe hoje que pode ter continuidade em seus estudos até a graduação”, disse Bomtempo.

O governo do Estado também sinaliza com a renovação do convênio estadual para o custeio de mais bolsas para os cursos de tecnólogos. “Trago boas notícias do Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, e esta questão das bolsas está resolvida”, disse o deputado estadual Bernardo Rossi.

Também marcaram presença na mesa principal o presidente da Associação das Faculdades Católicas Petropolitanas, Monselhor José Maria Pereira, o presidente da Câmara Municipal de Petrópolis, vereador Paulo Igor, o representante do governo do Estado e coordenador da comissão governamental da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, assessor Luiz Carlos Pugialli, o presidente da Fundação Dom Cintra, professor Paulo Cerqueira e o membro do Conselho Administrativo da UCP, empresário Gastão Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário