quarta-feira, 6 de março de 2013

CTO PROMOVE ENCONTRO ENTRE SECRETÁRIOS DE SAÚDE DO ESTADO

O objetivo é apresentar a modernização pela qual o centro está passando e ampliar o atendimento para mais cidades

O Centro de Terapia Oncológica, CTO, vem ampliado suas instalações e o investimento em equipamentos modernos para atender melhor e mais rápido seus pacientes. O que tem feito da clínica um ponto de referência no atendimento a pacientes de câncer em todo o Estado, inclusive em Minas Gerais. Além de Petrópolis, o centro atende mais 40 cidades.

Neste sábado, dia 09 de Março, a partir das 10h será realizada uma Reunião com os Secretários de Saúde de vários Municípios do Estado, o objetivo é apresentar que Petrópolis tem potencial técnico e profissional para oferecer um atendimento de melhor qualidade para os pacientes.

Foram formalmente convidados os Secretários de Saúde de todos os municípios atendidos pelo CTO, ou seja: Alem Paraíba/ MG; Araruama; Areal; Armação Búzios; Barra do Piraí; Bom Jardim; Cachoeiras de Macacu; Cabo Frio; Cantagalo; Carmo; Comendador Levy Gasparian; Cordeiro; Duque de Caxias; Duas Barras; Fragoso – (Magé); Guapimirim; Itaboraí; Macaé; Macuco; Magé; Miguel Pereira; Nova Friburgo; Paraíba do Sul; Paty dos Alferes; Rio Bonito; Rio de Janeiro ; Rio das Ostras; Santa Maria Madalena; Santo Aleixo (Magé); São Sebastião Alto; Sapucaia; Saquarema; São José do Vale do Rio Preto; Sumidouro; Três Rios; Tanguá; Teresópolis; Trajano de Moraes e Vassouras.

Dentre estes, os Secretários de Areal, Cachoeiras de Macacu, Comendador Levy Gasparian, Paraíba do Sul, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia, Sumidouro e Três Rios já confirmaram a presença.

Na reunião em questão serão apresentadas às informações referentes à modernização dos equipamentos com investimentos em alta tecnologia para aumentar as chances de cura nos pacientes portadores de câncer, bem como uma maquete ilustrando das atividades do Acelerador Linear Elekta, além das atividades da APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos.

Quando se trata de Radioterapia alta tecnologia é fator muito importante, por isso, o CTO está instalando um acelerador linear, de última geração, que produz, monitora, controla e conforma de maneira precisa o feixe de radiação para o alvo tumoral, sem danificar áreas sensíveis próximas ao tumor.

O equipamento, associado a um novo Sistema de Planejamento para Tratamento Tridimensional será incorporado aos equipamentos existentes no CTO, aumentando a capacidade de atendimento no Estado, oferecendo novas técnicas de tratamento como IMRT (Radioterapia com Intensidade Modulada) e Radiocirurgia.

Só de investimento para a construção da casamata, de concreto para abrigar o aparelho e as áreas adjacentes, o CTO está investindo cerca de R$1 milhão (um milhão de reais), já os equipamentos, acelerador e os sistemas associados, estão orçados em cerca de U$$1 milhão (um milhão de dólares). Esse crescimento está ligado à visão de atuação da equipe, que objetiva a excelência médica, segurança nas instalações, cuidado profissional e respeito por todas as pessoas que são acolhidas e atendidas na unidade de atendimento.

Alguns equipamentos como os que serão instalados no CTO, já estão sendo usados na Região Metropolitana do Rio de janeiro. Fora da capital, o CTO é o único centro de radioterapia da Região Serrana, se tornando importante não só para Petrópolis, mas também pra toda a região. “Além de oferecer técnicas de tratamento igual às utilizadas nos grandes centros como IMRT e Radiocirurgia, a redução das filas será uma realidade com o aumento da nossa capacidade de atendimento”, afirma Dr. Carlos Eduardo de Almeida.

Para atender pacientes de outras cidades com todo o conforto e tranquilidade, em breve uma casa separada apenas por um portão do CTO, será utilizada para hospedagem durante o tratamento. O corpo clínico é especializado e conta com equipe multidisciplinar integrada para as diversas etapas do tratamento: Oncologia Clínica, Radioterapia, Hematologia, Infectologia, Enfermagem Oncológica, Física Médica, Farmácia Oncológica, Psicologia Oncológica, Clínica de Dor, Cuidados Paliativos e ainda conta com o apoio da Clínica Médica.

Municípios atendidos pelo CTO nos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais
Alem Paraíba/ MG
Araruama
Areal
Armação Búzios
Barra Piraí
Bom jardim
Cachoeira de Macacu
Cabo Frio
Cantagalo
Carmo
Comendador Levy Gasparian
Cordeiro
Duque de Caxias
Duas Barras
Fragoso – (Magé)
Guapimirim
Itaboraí
Macaé
Macuco
Magé
Miguel Pereira
Nova Friburgo
Paraíba do Sul
Paty dos Alferes
Rio Bonito
Rio de Janeiro
Rio das Ostras
Santa Maria Madalena
Santo Aleixo (Magé)
São Sebastião Alto
Sapucaia
Saquarema
São José do Vale do Rio Preto
Sumidouro
Três Rios
Tanguá
Teresópolis
Trajano de Moraes
Vassouras

O Acelerador Linear Elekta

É o primeiro acelerador multi funcional de tecnologia avançada com a intensidade de terapia de radiação modulada e terapia de radiação imagem guiada, no momento do tratamento. O resultado é de confiança inigualável, permitindo um tratamento mais agressivo do tumor, minimizando os danos ao tecido saudável.

Assim como os requisitos para o tratamento de cada paciente varia, as necessidades de clínicas e médicos também. As capacidades incomparáveis de Elekta Synery proporcionam um alto grau de flexibilidade, permitindo que cada clínica para estabelecer seus próprios protocolos e determinar como eles podem ser melhor utilizados o sistema para promover a sua prática de terapia de radiação.

Elekta Synergy foi desenvolvido pela Elekta em estreita colaboração com parceiros clínicos, garantindo os recursos, funcionalidade e eficiência as necessidades de clínicas. Isso é demonstrado pela grande quantidade de usuários com Elekta Synergy e o programa IGRT, que agora faz parte do seu dia a dia.

Elekta aborda diretamente as duas questões mais persistentes e significativas na radioterapia moderna: o movimento dos órgãos internos e erros na configuração do paciente. O desenvolvimento de Elektra Sunergy e seu conjunto de ferramentas de imagem foi criado a partir da necessidade de visualizar as estruturas internas, no momento do tratamento, a fim de reduzir as incertezas geométricas.

A capacidade de imagem no ponto de posição tratamento reduz as questões relacionadas ao movimento de órgãos e inspira a confiança clínica para prosseguir no fornecimento IMRT. Com o Elekta Synergy VolumeView, os médicos podem visualizar detalhes de tecidos moles em qualquer área do corpo. Esta funcionalidade oferece dois benefícios potenciais:

A capacidade de minimizar os efeitos colaterais da terapia de radiação, reduzindo as margens definidas anteriormente por conta de incertezas de dimensões-alvo, localização e movimento e o potencial de aumento da dose e adoção de regimes de hipofracionamento com a confiança de que o plano 3D será entregue como um tratamento de precisão alvo 3D.

Quimioterapia

A Quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células doentes que formam um tumor. Dentro do corpo humano, cada medicamento age de uma forma diferente. Por isso, são utilizados vários tipos a cada vez que o paciente recebe o tratamento.

Estes medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que estão formando o tumor e impedindo que elas se espalhem. O paciente pode receber a quimioterapia como tratamento único, ou aliada a outros como a radioterapia e até mesmo a cirurgia.

O tratamento é administrado por enfermeiros especializados e feito das seguintes maneiras:
*Via oral: na forma de comprimidos, cápsulas e líquidos, ele pode ser feito em casa;
*Intravenosa: a medicação é aplicada diretamente na veia ou por meio de um cateter (tubo fino colocado na veia), na forma de injeções ou dentro do soro;
*Intramuscular: a medicação é aplicada por meio de injeções diretas no músculo;
*Subcutânea: a medicação é aplicada por injeções, por baixo da pele;
*Intracraneal: menos frequente, ela é aplicada no líquor (líquido da espinha), pelo próprio médico ou em centro cirúrgico;
*Tópico: o medicamento (líquido ou pomada) é aplicado na região afetada;

A duração do tratamento é calculada de acordo com o tipo de tumor e varia em cada caso. Ainda que o paciente não sinta qualquer mal-estar, as aplicações não devem ser suspensas. Somente o médico indica o fim do tratamento.

A quimioterapia não causa dor, o paciente deve sentir apenas a “picada” da agulha na pele. Algumas vezes, certos remédios podem causar a sensação de desconforto, queimação na veia ou placas avermelhadas na pele. Caso aconteça, o médico deve ser avisado imediatamente.

O tempo de aplicação vai depender do tipo de tratamento determinado pelo médico. Existem situações em que o paciente precisa ser internado para receber aplicações mais prolongadas. Fora isso, ele pode manter uma vida normal, exercendo suas as atividades de trabalho e mantendo sua rotina, apenas estando alerta para qualquer reação ao tratamento.

Radioterapia

A radioterapia é um método capaz de destruir células tumorais, empregando feixe de radiações ionizantes. Uma dose pré-calculada de radiação é aplicada, em um determinado tempo, a um volume de tecido que engloba o tumor, buscando erradicar todas as células tumorais, com o menor dano possível às células normais circunvizinhas, à custa das quais se fará a regeneração da área irradiada.

A morte celular pode acontecer por vários mecanismos, desde a inativação de sistemas vitais para a célula até sua incapacidade de reprodução. A resposta dos tecidos às radiações depende da sensibilidade do tumor à radiação, sua localização e oxigenação, assim como a qualidade e a quantidade da radiação e o tempo total em que ela é administrada.

Para que o efeito biológico atinja maior número de células neoplásicas e a tolerância dos tecidos normais seja respeitada, a dose total de radiação a ser administrada é habitualmente fracionada em doses diárias iguais, quando se usa a terapia externa.

Responsável Técnico Médico CTO Petrópolis
Dr Mauro Sérgio Vieira de Melo
CRM: 52-19473-1

Responsável Técnico Radioterapia CTO Petrópolis
Dr Eduardo Fuks
CREMERJ: 52-87632-1

CTO – Centro de Terapia Oncológica
Rua Dr Sá Earp, 309
Centro – Petrópolis/ RJ
 (24) 2244-2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário