sexta-feira, 15 de março de 2013

MÚSICA: UMA ALTERNATIVA PARA RELEMBRAR O ESPÍRITO DA PÁSCOA

CD recém-lançado pelos Canarinhos de Petrópolis relembra a ressurreição de Cristo

A Páscoa, que marca a ressurreição de Jesus Cristo, está chegando. As festas, realizadas pelos cristãos, são uma boa oportunidade para se lembrar do verdadeiro espírito da comemoração. Neste sentido, para fugir dos tradicionais ovos e chocolates, apostar na música é uma ótima alternativa. No CD “Reflexos do Brasil”, lançado recentemente pelos Canarinhos de Petrópolis, o momento é lembrado com diversas referências à Páscoa.

Composto por músicas sacras brasileiras, todas contemporâneas, o mais novo trabalho do coro apresenta uma linguagem moderna, marcada por um choque harmônico, vanguardista, com dissonâncias. “A grande diferença de um trabalho musical contemporâneo é a perda de parte de sua base harmônica. Isso pode causar um certo estranhamento para quem não está acostumado a este tipo de música”, explica o maestro Marco Aurélio Lischt, regente do coral, afirmando que o repertório é inédito. “Nenhum coro de meninos do mundo trabalha este tipo de repertório, por causa da sua dificuldade. Só os profissionais ousam fazê-lo”, destacou.

Para ele, o grande desafio do CD “Reflexos do Brasil” é provocar a sociedade, que está confortável em sua rotina, a ter um ouvido diferente: “A linguagem da música moderna, assim como da arte moderna, não está no dia a dia das pessoas. No decorrer do século XX, houve um afastamento entre a arte contemporânea e a vida cotidiana. No caso da música, ela se tornou mais intelectualizada”, explicou.

Dentro deste repertório inovador estão presentes referências à Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Na primeira faixa (“Jerusalem quae aedificatur”), o coro cita a Quaresma, com o texto do Salmo 121, 3 e 4, para o Domingo Laetare - “Jerusalém, cidade tão bem edificada, que forma um tão belo conjunto!”.

As duas faixas seguintes falam sobre a Paixão de Cristo: na segunda (“Popule meus”), os meninos cantam os primeiros versos da improperia; na terceira (“Adoramus te Christe”), o tema é o canto de adoração de Cristo na cruz.

Na quarta música (“Regina Coeli”), encontramos a oração feita pelos católicos durante o tempo Pascal, com o verso “Rainha do céu, alegra-te... ressuscitou como disse...”, em referência à ressurreição. A última obra pascal do CD (“Mitte manum tuam”) é baseada no texto do Evangelho de João, (20, 27) para o segundo Domingo da Páscoa, fazendo referência a São Tomé, que dizia não acreditar na ressurreição até que Jesus Cristo aparece para ele.

“A Páscoa, assim como o Natal, é um momento de alegria. A quaresma é um período de reflexão e a música contribui para este momento de introspecção”, afirma Lischt. O CD custa R$25 e está à venda no site: www.canarinhos.com.br. Mais informações também podem ser adquiridas pelo telefone: (24) 2104-4141.

Nenhum comentário:

Postar um comentário