segunda-feira, 18 de março de 2013

1° BOLETIM SOBRE CHUVAS EM PETRÓPOLIS (18/03/2013- 5H30)

A Defesa Civil de Petrópolis recebeu 80 ocorrências devido às fortes chuvas que atingiram Petrópolis desde o início da noite de ontem (17/03), até às 5 horas da manhã desta segunda-feira (18/03). O maior índice pluviométrico foi registrado no bairro Quitandinha, que em apenas 24 horas recebeu 355 milímetros. Nesta época do ano, o índice considerado dentro dos padrões normais é de 270 milímetros o mês inteiro.

Alguns pontos, do centro aos bairros, ficaram alagados e há deslizamentos de terra, principalmente nos bairros Quitandinha, Independência e Doutor Thouzet, locais onde há o registro de vítimas fatais. As equipes de resgate ainda se encontram nestes bairros mais afetados. A Defesa Civil também informou que as sirenes de alerta foram acionadas com sucesso, conforme treinamento feito mensalmente com os moradores. Dez escolas municipais já se encontram abertas, além de uma Igreja e dos pontos de apoio informados à população. Agora pela manhã, a Prefeitura iniciará o cadastramento das famílias acolhidas nas escolas. A Prefeitura também conta com o apoio do Corpo de Bombeiros, do Exército e da Polícia Militar. A prioridade é dar maior rapidez ao atendimento dos madrugada, na sede da Defesa Civil, chamados e dar continuidade à limpeza e desobstrução das vias, apesar da previsão de chuva durante todo o dia.

FORÇA TAREFA - Em reunião nesta o prefeito Rubens Bomtempo
determinou a criação de uma força tarefa com a contratação de 500 pessoas para uma frente emergencial de trabalho, procurando restabelecer a normalidade nos locais mais atingidos, e limpar a cidade. O governo já estava mobilizado desde a última reunião do Comitê de Ações Emergenciais, que aconteceu na quinta-feira (14/03), no gabinete do prefeito.

Bomtempo solicita à população que evite deslocamentos desnecessários pela cidade, até que a situação se normalize. Por isso, também está decretando ponto facultativo nas escolas municipais nesta segunda-feira, com a determinação de reposição das aulas. “Não mediremos esforços para restabelecer a normalidade no município”, garantiu Bomtempo. O secretário de estado de Defesa Civil, coronel Simões, já se encontra na cidade e determinou, junto com o prefeito, a atuação das equipes em diversas frentes de trabalho, priorizando as áreas mais atingidas.

*Fotos do Centro Histórico da Cidade (Rua do Imperador, Praça Dom Pedro), fotógrafo: Moisés Pregal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário