segunda-feira, 18 de março de 2013

3° BOLETIM SOBRE CHUVAS EM PETRÓPOLIS (18/03/2013- 16H)

AÇÕES REFORÇADAS

Mesmo com a chuva sem tréguas que cai desde a tarde de domingo (17/3) continuam as ações emergenciais para limpeza e remoção de terras, galhos e entulho de vários bairros prejudicados pelo temporal. O número de ocorrências registradas pela Defesa Civil subiu para 368. Os rios Piabanha e Quitandinha também continuam em alerta máximo, sob risco de transbordamento em alguns pontos do Centro Histórico. Já o número de pessoas alojadas nos 18 pontos de apoio soma 560 ou cerca de 140 famílias. O índice pluviométrico do bairro Quitandinha, o mais atingido, chegou a 428 milímetros nas últimas 24 horas, quase que o dobro do esperado para o mês inteiro.

Noventa e uma pessoas, entre voluntários e funcionários da Defesa Civil estão pelas ruas auxiliando nas vistorias das ocorrências. Além disso, cerca de 250 bombeiros do Estado estão na cidade. O prefeito também determinou, desde a madrugada de hoje, a criação de uma força tarefa com a contratação de mais 500 pessoas para uma frente emergencial de trabalho.

Por volta de 12h30, Bomtempo recebeu o governador Sergio Cabral, parte de seu secretariado (Defesa Civil, Obras, Assistência Social, Educação, Cultura, Agricultura, Transportes e Governo) e mais a presidente do INEA, Marilene Ramos, com três representantes do órgão, para dar início às ações conjuntas. Junto com os 200 mil reais liberados por Bomtempo para a realização de compras emergenciais de colchões, cobertores, alimentos, água potável e produtos de higiene pessoal, por meio do Fundo de Assistência Social, o governo do Estado garantiu destinar mais R$3 milhões para dar continuidade às ações. O maquinário utilizado pelo INEA no desassoreamento dos rios também já está a serviço da Prefeitura. “A Ministra Gleisi Hoffmann foi designada pela presidente Dilma Roussef a acompanhar a situação de Petrópolis”, explicou Cabral, “e vai estudar a chamada compra assistida para soluções mais rápidas na área de habitação”.
O prefeito Rubens Bomtempo também decretou três dias de luto oficial no município, além da suspensão das aulas da rede municipal de educação pelo mesmo prazo. Bomtempo garantiu, no entanto, que essa é uma emergência e que as aulas serão respostas em momento oportuno, sem prejuízos para calendário escolar.

Vítimas fatais e feridos
Fatais – 16
Feridos – 18

Dentre as vítimas fatais, estão dois membros da Defesa Civil de Petrópolis, que, em serviço de resgate, perderam suas vidas: Fernando Fernandes de Lima, 44 anos, especialista na área e que já foi sub-coordenador de Defesa Civil no governo anterior de Bomtempo e Paulo Roberto Filgueiras, 37 anos, técnico em enfermagem também especialista em resgates, presidente do grupo de voluntários Anjos da Serra. Ambos possuíam vários cursos de especialização em Defesa Civil e já prestaram serviço como voluntários. “Eles representam uma multidão de pessoas que entregam suas vidas ao resgate de vítimas, eram líderes em suas tarefas. Sofremos por cada vida que se perdeu hoje”, lamentou o Secretário Chefe da Defesa Civil, Ten. Coronel Rafael Simão.

Localidades atingidas:
Rua Amaral Peixoto com rua Espírito Santo – um ferido, dois fatais.
Dr. Thouzet – dois feridos, um fatal.
Rua C – Alagoas – dois fatais.
Vila Carolina – Sargento Boening – dois feridos.
Rua Oto Reimarus – Lagoinha – um fatal.
Rua Rocha Miranda – Lopes Trovão (Alto da Serra) – 8 feridos.
BR-040 – Km 80 – 1 ferido – 4 mortos.
Avenida Barão do Rio Branco, próximo ao Sesi – 1 ferido.
Rua Norival de Castro Gomes (Floresta) – cinco feridos.
Rua Evaldo Braga (Alto Independência) – três mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário