quarta-feira, 27 de março de 2013

POÉTICAS IMPRESSÕES

De 5 a 21 de abril do presente ano, no Centro Cultural Estação de Nogueira (Av. Leopoldina, 317- Praça de Nogueira), Catarina Maul estará expondo a mostra “Poéticas Impressões”. A mesma reúne vários poemas de sua autoria, sempre apresentados de forma lúdica ou diversificada, unidos a outras expressões artísticas, às vezes em trabalhos concebidos em parceria com outros artistas.

A abertura será no dia 5 de abril às 19h, contando com sarau realizado pela Confraria da Poesia Informal e com noite de autógrafos do livro Intensa, da autora. Catarina Maul é escritora, poetisa, pedagoga, produtora cultural e coordenadora de vários projetos literários e em outros segmentos. É a atual presidente da Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni.

A ideia da mostra acompanha a expositora há muito tempo, quando a mesma começou a expor seus escritos em eventos alternativos, utilizando matéria prima reaproveitada ou objetos inusitados como fundo para a escrita. A ideia é que a poesia saia um tanto do campo dos livros e atinja os olhares curiosos do público. Com certeza, Catarina Maul valoriza e muito o livro como principal meio de eternizar uma obra poética, tanto que seu livro “Intensa” encontra-se em processo de lançamento, mas há outras formas de popularizar a linguagem poética e aproximá-la de seres sensíveis, apreciadores de arte.

Um dos trabalhos que compõem a Mostra é a exposição “Um Trago de Poesia”, concebida em parceria com o designer gráfico Alex Avena. Nela, Catarina Maul utiliza mais de 30 garrafas de vidro vazias como base para expor seus versos.

Outro conjunto de obra presente é a exposição Pacto que reúne poemas de Catarina Maul a fotos da própria poetisa e da fotógrafa Graziele Araújo, na tentativa de harmonizar versos e imagens sem que uma das artes se sobressaía à outra. Elaborada em 2011, quando Graziele Araujo era ainda residente em Petrópolis e fotógrafa oficial do projeto de TV Bem Cultural, conta com 16 montagens em quadro.

Além disso, outros poemas, outras ideias e outras parcerias farão parte desse caminho poético que promete colorir e encher de inspiração e sentimentos todos os espaços do Centro Cultural Estação de Nogueira.

A Mostra conta com o apoio da Prefeitura de Petrópolis que sedia, através do Centro Cultural, a Mostra Poéticas Impressões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário