terça-feira, 26 de março de 2013

CONTEE MOBILIZA BASES SOBRE O PNE


A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE) realizou, nesse fim de semana em São Paulo, a “Reunião da Diretoria Plena”, que agrega os diretores e suplentes que integram a Confederação. Um dos principais temas debatidos, além do planejamento de todas as secretarias da instituição, foi sobre a discussão do Plano Nacional de Educação (PNE), que está em trâmite no Congresso Nacional.

Representando o SINPRO Petrópolis e Região, esteve presente no encontro o professor Leonardo Bastos, que é o primeiro nome do Conselho Fiscal da CONTEE. “O objetivo do encontro, além de discutir as questões internas da Confederação, foi o de não permitir que ocorra a desmobilização da categoria acerca da discussão do PNE que, entre outros eixos de discussão, tem como meta a aplicação de 10% do PIB Nacional para o financiamento da educação pública”, destacou Leonardo Bastos.

Na reunião da Diretoria Plena da CONTEE também foi discutida a preparação do encontro que acontecerá nos dias 5 e 6 de abril, também em São Paulo, justamente para preparar as bases (Federações e Sindicatos de todo o Brasil) no sentido de orientar a categoria sobre as Conferências Municipais, primeiro passo para a CONAE 2014 (Conferência Nacional de Educação), que acontece ano que vem em Brasília.

“Não acreditamos que o PNE será aprovado até a realização da próxima CONAE, por isso é que precisamos manter vigilância sobre o trâmite do projeto. Não podemos permitir que o plano se descaracterize, como querem alguns setores que estão fazendo lobby no Congresso. Embora sejamos representantes sindicais dos professores da rede particular de ensino, é preciso deixar claro que defendemos uma educação pública, laica, gratuita e acessível a todos”, concluiu o professor Leonardo Bastos.

Um comentário:

  1. Obrigado! Para saber mais sobre a luta dos professores acesse o site do SINPRO: www.sinpropet.org.br

    ResponderExcluir