quarta-feira, 27 de março de 2013

DOMÉSTICAS

(...) “Missão de planta é embelezar e de pedra é ficar parada. Agora missão de gente é mais importante. Minha missão é ser doméstica.” (...)

Depois de casa cheia com “Hermanoteu na Terra de Godah” e “Tarja Preta”, a Diga Sim Produções sobe a serra com mais um sucesso de público: “Domésticas”. O espetáculo será apresentado no Theatro D. Pedro, no sábado, dia 30 de março, a partir das 20h.

Com texto de Renata Melo e José Rubens Siqueira, já cinematografado por Fernando Meirelles, esta nova montagem de “Domésticas” tem direção de Bianca Byington e um elenco de peso: Hossem Minussi, Cacau Protasio, Daniela Fontan, Ana Paula Sant´Anna e Alexandre Lino. “Domésticas” trás ao palco o depoimentos de dezenas de empregadas domésticas, coletados em 1998, mas ainda extremamente atuais.

Os atores assumem papel de “entrevistados” e falam de desejos e dissabores, sonhos e esperanças, ganham destaque pelo lado cômico em situações cotidianas e engraçadas, mas com histórias de vida, luta e superação.

O espetáculo cumpre uma função social de denunciar as condições de vida dessas mulheres, que como grande parte da população, nunca teve acesso às ferramentas básicas de construção de cidadania. “Domesticas é um retrato de uma realidade da qual deveríamos nos envergonhar, porém tratado com humor, poesia e delicadeza”, afirma Renata Melo.

As domésticas são as grandes estrelas deste espetáculo. É assumindo esse jogo de inversões que rompe a linha tênue que separa o real do fictício. Na mão não só a “baixela de inox”, mas o cardápio completo de um humor sutil, irreverência e emoção, através do que é dito. Um documentário cênico para potencializar a voz de quem muito fica em silêncio. As empregadas domésticas são, neste espetáculo, o espelho do espectador. Sabem rir de suas “desgraças” e mostram como lutam para realizarem sonhos e desejos. E que, acima de tudo, não perdem a alegria e a esperança de um futuro melhor.

O espetáculo teve estreia no Teatro SESI no Rio de Janeiro no dia 18 de Outubro de 2012 com temporada de quinta a sábado até 24 de Novembro, sempre com casa lotada e abertura de sessão extra aos sábados, para suprir a procura. Depois partiu para Salvador, Vitória e segue com agenda cheia em 2013. Mais de 10 mil pessoas já conferiram o espetáculo que teve, ainda, excelente repercussão na mídia especializada.

De acordo com o crítico Macksen Luiz, “sem pender para o sociologuês e o melodramático, Domésticas retira humor de revelações às vezes patéticas, de relações entre patrões cruéis e empregadas vulneráveis e de tristes e incontornáveis emoções. Nunca piegas e condescendente, a encenação diz muito e melhor da condição das domésticas do que tratados acadêmicos e discursos hipócritas. Bianca Byngton conduziu com simplicidade o elenco e se cercou de cenário despojado (painel suspenso formado por uniformes) e iluminação irrepreensível de Maneco Quinderé”.

Já o crítico Rodrigo Monteiro declarou: “A direção de Bianca Byington, na orquestração das interpretações, e na estruturação dos figurinos simples e belos de Kika Lopes, do cenário da Espetacular! Produções e Artes (Ney Madeira, Dani Vidal e Pati Faedo) da trilha sonora de Alexandre Elias e da iluminação de Maneco Quinderé, é positiva porque arregimenta os elementos de forma linear e boa. (Geralmente, um ritmo narrativo linear é um péssimo defeito de uma obra. Identificar como positivo esse aspecto aqui é prova de não há fórmulas prontas quando o assunto é teatro.) Como resultado final, está uma homenagem ao ser humano na riqueza de suas diferenças e na distância de suas concorrências.”

O Espetáculo também teve indicação prêmio do – FITA 2012 – Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis, Trófeu Ítalo Rossi na categoria “Revelação” com o ator Alexandre Lino.

Os ingressos custam R$60,00 (sessenta reais) a inteira e R$30,00 (trinta reais) a meia entrada destinada a estudantes, idosos, portadores de necessidades especiais, menores de 21 anos, clientes UNIMED Petrópolis e clientes Porto Seguro e já podem ser adquiridos na Ewiglich à Rua Dezesseis de março, 106 - e na bilheteria do Theatro D. Pedro à Praça dos Expedicionários s/nº ambos no Centro Histórico de Petrópolis.

SERVIÇO
Domésticas
Data: 30/03/2013 - Sábado
Horário: 20h
Local: Theatro D. Pedro
Praça dos Expedicionários s/nº , Centro – Petrópolis/ RJ

Ficha técnica
Texto: Renata Melo e José Rubens Siqueira
Direção: Bianca Byington
Elenco: Hossem Minussi, Cacau Protasio, Daniela Fontan, Ana Paula Sant´Anna e Alexandre Lino

PONTOS DE VENDA
Ewiglich Jóias
Rua Dezesseis de março, 106
Centro – Petrópolis/ RJ
(24) 2237-5522

Theatro D. Pedro
Praça dos Expedicionários s/nº
Centro – Petrópolis/ RJ
(24) 2235-3833

Nenhum comentário:

Postar um comentário