sábado, 16 de março de 2013

BOMTEMPO PARTICIPA DE REUNIÃO DO COMITÊ DE AÇÕES EMERGENCIAIS

Secretários e representantes de empresas subconcessionárias de serviços públicos participaram da reunião do Comitê de Ações emergenciais, na noite de quinta-feira (14/3), com o prefeito Rubens Bomtempo. Os órgãos que integram o comitê apresentaram as medidas que foram tomadas desde janeiro. O objetivo é garantir o atendimento imediato no caso da ocorrência de chuvas.

Um próximo encontro ficou marcado para o dia 25 de abril, para entrega de um relatório final com um balanço do período de chuvas e o que foi produzido, incluindo o projeto de criação da Secretaria de

Defesa Civil. “É preciso promover a união entre os órgãos, garantindo uma rápida resposta para a população em momentos críticos. Todos os órgãos precisam estar preparados”, disse o prefeito.

A ideia é manter o calendário de reuniões ao longo do ano, pois depois do período de chuvas, temos a estiagem, que é um dos fatores causadores de queimadas.

No encontro, a Defesa Civil apresentou slides sobre as Unidades de Proteção Comunitárias. “A expectativa é que entrem em funcionamento a partir de abril. Um total de 42 agentes estão sendo preparados”, conta Rafael Simão, coordenador de Defesa Civil, destacando ainda que o funcionamento do Sistema de Alerta e Alarme também foi abordado.

Um representante do DRM – Serviço Geológico do Estado, também participou da reunião e revelou que a partir da próxima semana, em parceria com a Defesa Civil, o órgão estará iniciando o levantamento geotécnico do município, com o objetivo de realizar um mapeamento fidedigno dos riscos da cidade.

Titulares de cada uma das secretarias apresentaram um balanço do período. Na Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Jorge Maia salientou que oito famílias foram incluídas no Aluguel Social, enquanto Gilmar de Oliveira explicou que nas chuvas do último fim de semana, a CPTrans registrou interrupções momentâneas de vias, mas os problemas foram rapidamente sanados. Segundo Aldir Cony, que responde pela Secretaria de Obras, na mesma ocasião, devido ao grande volume de água, também ocorreram danos em galerias de águas pluviais, que já estão passando pelos reparos necessários.

Durante a reunião, o prefeito pediu um trabalho conjunto entre a Ampla e Comdep, para garantir mais agilidade na poda de árvores, impedindo que a vegetação se aproxime da rede elétrica e consequentemente, provoque quedas de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário