quinta-feira, 14 de março de 2013

BOMTEMPO COMEMORA DEZ ANOS DO PSF ESTRADA DA SAUDADE

O prefeito Rubens Bomtempo participou hoje da comemoração dos dez anos de existência do Posto de Saúde da Família da Estrada da Saudade. O trabalho desenvolvido pelo posto, em parceria com a Faculdade de Medicina de Petrópolis, já recebeu três premiações do Ministério da Saúde e é considerado modelo para a cidade.

“Exatamente no dia 14 de março de 2003 eu estava aqui na minha primeira gestão como prefeito inaugurando este posto. Estou muito feliz de voltar e ver que este PSF desenvolve o seu papel de promoção e prevenção da saúde e ainda cumpre a sua responsabilidade de agente mobilizador e integrador da comunidade”, afirmou Bomtempo, ao agradecer a parceria com a Faculdade de Medicina e parabenizar o trabalho desenvolvido por todos os profissionais.

Para comemorar a data, o posto organizou uma programação que incluiu a troca de experiências e venda de receitas e produtos culinários, apresentações artísticas e mostras, além de oficinas e exposição de produtos criados a partir de materiais recicláveis.

Entre os produtos expostos, estavam o primeiro berço e filtro confeccionados com garrafas pet do país: “Ao visitar as famílias sentíamos essas necessidades. Hoje os bebês têm berço e as crianças não sofrem mais com água contaminada. Recebemos os prêmios por essas simples iniciativas. Trabalhar neste PSF é fazer faculdade para a vida”, disse emocionada a agente de saúde Sueli Meira Vieira.

A chefe de Gabinete, Luciane Bomtempo, elogiou as ações desenvolvidas pelo posto e anunciou a criação de uma grande rede solidária para a cidade: “Queremos construir essa rede pelo Conselho da Mulher, que acabamos de reativar. O petropolitano é solidário por natureza e ao percorrer diversas instituições filantrópicas vi que as doações e que a ajuda que eles recebem não é o suficiente. Quero aproveitar a experiência de cada um para nos ajudar neste projeto”.

O PSF da Estrada da Saudade tem como objetivo promover o ensino humano e
 sensível às causas sociais e ambientais a seus alunos. Nesta década, foram desenvolvidos cerca de 35 projetos abordando temas como higiene, alimentação, segurança, sustentabilidade, saúde do homem, da mulher e da terceira idade.

Ao todo, foram realizados mais de 70 mil atendimentos pelos serviços de assistência médica e de enfermagem e mais de 124 mil visitas domiciliares por meio dos agentes comunitários de saúde. Além do trabalho dos profissionais de saúde do município, o posto também conta com a colaboração de estudantes de medicina e enfermagem da FMP/Fase, que mantém a parceria com a Prefeitura em outros três PSFs, no Ambulatório-Escola, no Departamento de Doenças Infectoparasitárias e no pavilhão de ensino do HAC.

“É com muita alegria que venho aqui presenciar o sucesso deste posto, que não só garante assistência à população, como também forma profissionais para o sistema de saúde. Vamos comemorar muito porque dez anos depois temos a felicidade de estar ao lado do prefeito Rubens Bomtempo, que foi quem inaugurou esta unidade, valorizando o nosso trabalho”, ressaltou a diretora da FMP/Fase, Maria Isabel Sá Earp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário