sábado, 16 de março de 2013

PREFEITURA REAFIRMA COMPROMISSO COM O PROGRAMA PETRÓPOLIS CRIANÇA CIDADÃ

Jovens entre 14 e 17 anos, em condições de vulnerabilidade social, moradores de Petrópolis, estudantes e com um sonho: seguir a carreira militar. Este é o perfil dos 40 alunos acolhidos pelo Programa Petrópolis Criança Cidadã (PPCC). E, nesta sexta, na véspera do aniversário de 170 anos da cidade, o secretário de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac), Jorge Maia, esteve no 32º Batalhão de Infantaria Motorizado Dom Pedro II (BIMtz) comemorando junto com esses adolescentes e suas famílias a repactuação do convênio entre a Prefeitura e o Batalhão para dar prosseguimento ao programa.

Jorge Maia parabenizou os alunos pela dedicação e falou para o auditório lotado, com cerca de 100 pessoas. Em seu discurso, ele ressaltou o engajamento da prefeitura na formação intelectual e social da juventude. Para melhor atender aos adolescentes, a Setrac renovou a equipe pedagógica e anunciou que selará convênios com importantes instituições como a Fundação Roberto Marinho, o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), para garantir a qualificação profissional dos estudantes.

“A partir deste ano teremos novas ações e o dinamismo necessário para proporcionar aos jovens atendidos pelo PPCC um excelente preparo para se tornarem os futuros líderes do nosso país”, afirmou o secretário.

O Tenente Coronel Getúlio Ribeiro Neto, comandante do batalhão, reforçou a importância da parceria com a prefeitura. Para ele, a presença do secretário do Setrac é importante para fortalecer e resgatar o compromisso do prefeito Rubens Bomtempo com o programa e com o futuro dos cidadãos petropolitanos.

“A prefeitura segue o ditado que temos aqui no Exército: a palavra convence, mas o exemplo arrasta”, sentenciou.

O comandante ressalta que o programa está em sintonia com a intenção do Exército de manter uma interface com a sociedade civil e lembra que os participantes não terão a obrigação de cumprir o serviço militar.

Transformando vidas

A cuidadora de idosos, Neide Aparecida Tomaz dos Santos, afirma que o PPCC mudou a vida de sua família. Segundo ela, seu filho, William Tomaz Esteves, de 17 anos, se tornou uma pessoa muito melhor.

“Meu filho conseguiu aumentar as notas escolares, tornou-se organizado, educado, passou até mesmo a me pedir benção”, comemora Neide dos Santos, que é mãe solteira.

William Esteves concorda com a mãe e afirma ter se tornado um ser humano mais empático: “Agora eu ajudo em casa, respeito os mais velhos, estudo, penso em fazer o melhor para a sociedade”.

O PPCC também conta com o patrocínio do Exército Brasileiro; o Governo do Estado do Rio de Janeiro; a Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca de Petrópolis; a Mitra Diocesana de Petrópolis e da Associação Beneficente Rio Criança Cidadã (ABRCC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário