terça-feira, 19 de março de 2013

FORÇA TAREFA E AÇÕES EMERGENCIAIS PARA MINIMIZAR DANOS

O prefeito Rubens Bomtempo determinou, a criação de uma força tarefa com a contratação de 500 pessoas para uma frente emergencial de trabalho, procurando restabelecer a normalidade nos locais mais atingidos pelas chuvas. Duzentos mil reais também foram liberados hoje por Bomtempo para a realização de compras emergenciais de colchões, cobertores, alimentos, água potável e produtos de higiene pessoal por meio do Fundo de Assistência Social. O governo já estava mobilizado desde janeiro e teve a última reunião do Comitê de Ações Emergenciais na quinta-feira (14/03), no próprio gabinete do prefeito.

A Defesa Civil de Petrópolis recebeu 272 ocorrências desde o início das fortes chuvas que atingiram Petrópolis a partir das 17 horas de domingo. O maior índice pluviométrico foi registrado no bairro Quitandinha: 416 milímetros em 24 horas, o correspondente a quase dois meses de chuva nesta época do ano. Alguns pontos, do centro aos bairros, ficaram alagados e há deslizamentos de terra, principalmente nos bairros Quitandinha, Independência e Doutor Thouzet, locais onde há o registro de 13 vítimas fatais.

Todas as sirenes instaladas nos bairros mais atingidos funcionaram adequadamente. Ao todo, 9 aparelhos soaram alertando os moradores para a necessidade de se dirigirem aos pontos de apoio: nas ruas Ceará, Amazonas, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Duques – bairro Quitandinha – além dos bairros Independência, Dr. Thouzet e João Xavier. A Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania continua fazendo o cadastro das pessoas que se dirigiram aos 18 pontos de abrigo, a maioria no Quitandinha: 140 famílias procuraram abrigo – 235 adultos e 325 crianças e adolescentes.

Equipes de manutenção já estão nas ruas com escavadeiras, caminhões basculantes e demais maquinários para fazer a remoção rápida de entulhos e desobstruir as vias. Continuam interditadas a Vila São José, a Ladeira Rocha Miranda, ambas no Bingen, a Rua Antônio da Silva Ligeiro, no Independência, a Rua Lopes Trovão, no Alto da Serra, a servidão Augusto Schifler, no Monte Florido e a via de acesso ao Chapa 4 pelo Dr. Thouzet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário