sexta-feira, 31 de maio de 2013

UCP COMPLETA 60 ANOS NESTA SEXTA, 31 DE MAIO

A mais antiga instituição de ensino superior da cidade, a Universidade Católica de Petrópolis, completa 60 anos de existência nesta sexta (31/05). Segundo a instituição, comemorar o jubileu de diamante em 2013 remete ao esforço de muitos para que Petrópolis pudesse ganhar um ensino universitário de qualidade e assim contribuir para o desenvolvimento econômico e social de Petrópolis.

"Sinto-me profundamente honrado de fazer parte da história da UCP. Nossa querida Instituição, assim chamada por diversos ex-alunos e também por outros que a conhecem, consolida-se em diamante esplendoroso, cuja capacidade de refletir a luz, no mundo da educação, da cultura e nos mais variados campos do saber, se dá por um processo contínuo de lapidação empreendido pela comunidade universitária nesses longos anos de sua existência. Em seu Jubileu de diamante, a UCP comemora o fato de ser um sinal de referência do ensino superior em Petrópolis e seu entorno, e é profundamente grata a todos que, por suas vidas comprometidas com seu sucesso, participam de nossa alegria. Parabéns, UCP!", comemorou o reitor Padre Pedro Paulo de Carvalho Rosa.

A UCP deu seus primeiros passos com a criação da sociedade civil Faculdades Católicas Petropolitanas, por iniciativa do então bispo diocesano Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra e o primeiro curso oferecido foi o de Direito, instalado em 1954 em um imóvel no bairro Retiro. Até hoje, o tradicional curso é reconhecido pelo segmento acadêmico e figura entre os dez melhores resultados em aprovação no Estado do Rio na prova da Ordem dos Advogados do Brasil.

Em 1956, com a aquisição do prédio onde funcionou, durante muito tempo, um dos mais requintados hotéis da região, o Hotel Orleans, na Rua Barão do Amazonas, foi criada também a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e, mais tarde, a de Engenharia Industrial.

A fusão das três faculdades em 1961 é que resultou na nomenclatura “Universidade Católica de Petrópolis”, reconhecida nacional e internacionalmente. A UCP experimentou uma forte expansão, com a abertura de novos cursos e no final da década de 60, a instituição adquiriu as instalações do Colégio Notre Dame de Sion, na Rua Benjamin Constant, e levou para o espaço toda a sua administração e boa parte de seus alunos. No novo campus, fundou o Colégio de Aplicação, que tinha como finalidade propiciar campo de estágio e pesquisa aos alunos da Faculdade de Educação.

No início dos anos 70, a instituição tornou-se cartão postal da cidade com a inauguração do Relógio das Flores, em frente ao Conjunto Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra, na Rua Barão do Amazonas. O espaço, criado por ocasião das solenidades de comemoração do Sesquicentenário da Independência, seria, mais tarde, um dos principais pontos de visitação turística da região.

Nessa mesma época, a universidade passou por grandes mudanças, destacando a aquisição do primeiro computador em 1974, com a instalação do Centro de Processamento de Dados e a inauguração do Centro de Educação Física, em 1976. Os anos 80 trouxeram a conquista da concessão da Rádio UCP FM e mais tarde, a Fundação Cultural Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra. A década de 90 marcou o reconhecimento da universidade por toda a comunidade.

Hoje a UCP, que, em seus 60 anos de história já formou mais de 25 mil profissionais em diversas áreas, oferece 31 cursos de graduação, sendo 5 tecnólogos, além de cursos de pós-graduação, mestrados e doutorado.

Exposição comemorativa

Uma exposição está sendo montada pelo Núcleo de História e Memória Institucional – NUHMI – como parte das comemorações de aniversário da instituição. A mostra estará aberta ao público e irá traçar a trajetória da universidade desde a sua fundação até os dias atuais. Todo o acervo foi montado com a ajuda de alunos do curso de História. Eles fizeram um levantamento dos materiais organizados por ordem cronológica, com o apoio constante do professor e historiador Jerônymo Ferreira Alves, um dos professores mais antigos da universidade. Segundo a Coordenadora do Curso de História e do NUHMI, professora Maria das Graças Duvanel Rodrigues, os alunos estão aprendendo a manusear os documentos, os processos de higienização e a catalogação com o apoio da chefe do Arquivo Histórico da Biblioteca Municipal de Petrópolis, Mariza Gomes.

“Eles trabalham com muito boa vontade e têm total liberdade para pensar como organizar a exposição”, disse Maria das Graças. Segundo a aluna coordenadora da exposição, Mariana Pessanha, a exposição vai ter grande foco em imagens, mas também terá documentos como a ata de fundação da universidade, placas comemorativas e objetos interessantes. “É importante para os alunos conhecerem a história da instituição onde eles estudam porque a UCP faz parte da história de Petrópolis. Estando aqui, o aluno também se sente parte dessa história”, esclareceu. Boa parte desse material foi cedida por ex-alunos e o núcleo se mantém aberto a receber novos itens, para que sejam catalogados e enriqueçam ainda mais o acervo. As pessoas interessadas em doar materiais referentes à instituição podem entrar em contato pelo telefone 2244-4032.

Nenhum comentário:

Postar um comentário