quinta-feira, 23 de maio de 2013

CORREDORES INVADIRAM A BARÃO DO RIO BRANCO

Treino reuniu atletas de toda a cidade no último domingo

Mais de 200 atletas da cidade realizaram um treino de corrida e caminhada na Barão do Rio Branco no último domingo (19). Chamada de Treinão “A Barão é Nossa”, a ação teve como objetivo chamar a atenção das autoridades para a necessidade de se criar espaços adequados e seguros para os atletas na cidade.

Para Thiago Martins, coordenador da Acqua Sports Centro e um dos organizadores do evento, é necessária uma maior atenção da prefeitura para a prática de exercício ao ar livre na cidade, que hoje se encontra defasada devido a falta de espaço. “As ruas estão cada vez mais cheias de automóveis, falta espaço para os pedestres, quem dirá para os esportistas. É fundamental dar atenção ao esporte, afinal esporte é vida. O treino de domingo só foi um meio para alertar a prefeitura para que haja um melhoramento nas condições dos espaços reservados”, destaca Thiago.

Usada diariamente por atletas, a Barão do Rio Branco foi escolhida por possuir algumas características que facilitam o treino. “Ruas planas são ideias para corridas, e como em Petrópolis a maioria das ruas é irregular, a Barão é ideal, pois o percurso traçado pelo corredor é praticamente plano – apesar de haver trechos com muitos buracos no asfalto” afirma o coordenador da Acqua Sports.

Em março, o trajeto entre a Praça da Confluência e a Delegacia – sentido Itaipava – ganhou marcações móveis para proteger os atletas aos domingos. O grupo, no entanto, acredita que o ideal seria que o espaço fosse demarcado permanentemente. “Muitos corredores utilizam da via nos dias de semana, entretanto, é devidamente perigoso, pois o volume de carros, ônibus e caminhões é mais intenso, o que torna quase impossível a utilização do canto da rua para correr. As calçadas são o meio utilizado, mas o risco ainda existe, já houve casos de corredores que foram atropelados até mesmo nelas”, alertou Martins, adiantando que outros treinos como este serão marcados.

O evento uniu os corredores em prol de conquistar mais espaço e estimular uma melhor qualidade de vida de todos. Em média, são percorridos 6 km, ida e volta, uma boa distância para treinos. O treinão não foi dirigido, ou seja, o caminho traçado foi opção do participante. Somente a largada foi feita em conjunto, às 9h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário