terça-feira, 21 de maio de 2013

SOCIEDADE ARTISTICA VILLA LOBOS APRESENTA EM MAIO O DUO SANTORO COM O PRÉ-LANÇAMENTO DO NOVO CD “BEM BRASILEIRO”

A SAV foi fundada em 1970 por Lurdes Tornaghi Arnaldo Estrella e Mariuccia Iacovino, com o intuito de trazer a Petrópolis concertos da mais alta qualidade artística e colaborar para a dinamização da região serrana.

Por outro lado nasceu também com o objetivo de abrir um espaço para os jovens músicos de talento no inicio de suas carreiras. Ao longo destas quatro décadas passaram pelos palcos da cidade nomes dos mais representativos do cenário nacional e internacional tais como: Nelson Freire, Arthur Moreira Lima, Sergei Dorenski, Arnaldo Estrella, Magdalena Tagliaferro, Guiomar Novais, sem mencionar conjuntos de câmera e solistas de grande prestigio. A SAV já apresentou mais de 430 concertos em Petrópolis. A sociedade tem um quadro de sócios fieis e no momento está fazendo uma campanha para angariar novos sócios, visando o publico jovem.

Este ano de 2013 apresentará algumas novidades: os concertos serão sempre precedidos de uma breve explicação sobre o programa, a fim de permitir uma melhor compreensão das obras. A SAV também pede a colaboração de todos para que procurem trazer jovens aos concertos. Como a SAV acredita que gosta-se do conhecido e afim de proporcionar uma primeira ida a um concerto de musica clássica, oferecerá a cada assinante da SAV 1 ingresso gratuito para que convide um jovem a assistir ao concerto inaugural da temporada.

Dia 25 de maio, às 17h, no Theatro D. Pedro, a SAV tem o orgulho de apresentar o Duo Santoro, com o pré-lançamento do CD “Bem Brasileiro”, o primeiro do duo 100% dedicado à música brasileira, que será oficialmente lançado no dia 28 de maio, às 20h 30m, no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico/RJ.

DUO SANTORO
Paulo e Ricardo Santoro
violoncelos

Considerado "um dos maiores sucessos da música erudita brasileira nos últimos anos" pelo Jornal O Globo, o Duo Santoro é um dos conjuntos camerísticos mais elogiados pela crítica especializada brasileira, com afirmações como "O Duo Santoro tem participação ativa na vida musical do Rio de Janeiro, mantendo um alto nível técnico e interpretativo em suas apresentações" (Jornal do Brasil); "O simpático duo de violoncelistas formados pelos irmãos gêmeos Paulo e Ricardo Santoro colheu fortes aplausos do público que compareceu à Sala Cecília Meireles. Muita garra, muito élan da parte dos executantes" (Tribuna da Imprensa) e "Paulo e Ricardo Santoro têm ótima presença de palco e grande comunicação com a plateia, além da indispensável competência nos violoncelos" (Jornal do Brasil).

Iniciaram os estudos musicais com seu pai, o contrabaixista Sandrino Santoro. Em 1989, graduaram-se pela Escola de Música da UFRJ com nota máxima e dignidade acadêmica Magna Cum Laude, e hoje são Mestres pela UFRJ e UNIRIO. Pertencem aos quadros da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Orquestra Sinfônica da UFRJ, onde já se apresentaram várias vezes como solistas, além de participarem de outras formações camerísticas distintas, tais como Trios, Quartetos e outros Duos.

Único duo de violoncelos em atividade permanente no Brasil, o Duo Santoro estreou em 1990 e já se apresentou nas principais salas de concerto de todo o país. Seus recitais incluem um leque eclético de estilos, que vai do erudito ao popular. As transcrições e arranjos para violoncelos são assinados, em sua maioria, pelo próprio Duo. Uma das principais metas do Duo Santoro é a divulgação da música brasileira. Para isso, contam com a colaboração de vários compositores, que dedicaram algumas de suas principais obras ao Duo.

No ano de 1992, tiveram seu trabalho reconhecido através das condecorações "Medalha de Ouro" e "Medalha de Prata" conferidas pela Escola de Música da UFRJ, iniciando, a partir daí, participações constantes em gravações para televisão e rádio.

De acordo com o diretor da Sala Cecília Meireles, o Duo Santoro foi o grupo que alcançou o maior número de público dentre os solistas que se apresentaram na Série Vesperal do ano de 1995. Por unanimidade, Paulo e Ricardo Santoro receberam da "União Brasileira de Escritores" o Prêmio PERSONALIDADE CULTURAL do ano de 1995.

Nas comemorações dos 20 anos do Duo Santoro, em 2010, se apresentaram em praticamente todo o Brasil e na República Dominicana, coroando o ano com um recital no famoso Carnegie Hall de Nova York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário