sexta-feira, 24 de maio de 2013

ESPECIALISTA ALERTA: É PRECISO TER CUIDADO ANTES DE REALIZAR TRATAMENTOS DE PELE

Doenças como o melasma merecem atenção especial

A busca incessante pela beleza e por resultados rápidos podem ser prejudiciais aos pacientes, quando cuidados básicos não são levados em consideração. É o que alerta a dermatologista Ana Paula Bonvini, da Clínica Maurício Baisch.

Na última semana, o caso de uma mulher que teve o rosto queimado durante um tratamento para clarear manchas, feito com um ginecologista, chamou a atenção da imprensa nacional.

“Ao iniciar um tratamento, a primeira coisa que o paciente deve fazer é procurar saber se seu médico é um especialista. Para bons resultados em sua pele, por exemplo, procure um dermatologista que seja associado à Sociedade Brasileira de Dermatologia”, afirmou Ana Paula Bonvini.

Comuns em mulheres, os melasmas podem ocorrer devido à gravidez, uso de anticoncepcional, reposição hormonal, alguns tipos de DIU, mas sua causa é multifatorial. Por ser uma doença crônica, o tratamento deve ser contínuo para evitar que as manchas voltem.

A dermatologista explica que o mais importante é não acreditar em milagres: “Os resultados dos tratamentos podem ser demorados ou parciais. Além disso, para indicação dos tratamentos, é preciso avaliar cada caso”.

Ela alerta que procedimentos agressivos podem piorar o melasma. “Os tratamentos são geralmente mais conservadores, com cremes clareadores, antiinflamatórios, medicações orais que aumentam o limiar de sensibilidade à luz. É fundamental o uso de filtros solares potentes que também protejam da luz visível, além da ultravioleta”, explica a dermatologista.

Serviço
Clínica Maurício Baisch
Av . Piabanha, 339 . Centro . Petrópolis .
Telefone: 24 2245-6694 / 2245-6703 / 2231-0018
Funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 19h, e sábados, das 8h às 12h.
E-mail: contato@clinicamauriciobaisch.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário