quarta-feira, 15 de maio de 2013

ARTE REAPRESENTA A RUA TERESA PARA OS GUIAS DE TURISMO

 A Rua Teresa tem trabalhado duro para recuperar o brilho e honrar o título conquistado por Petrópolis no ano passado, de Capital da Moda do Estado do Rio de Janeiro. Nesta terça-feira (14), a Associação da Rua Teresa (Arte) participou da Semana Nacional dos Museus através do Curso de Atualização de Guias de Turismo, oferecido pelo Museu Imperial/Ibram, ao fazer uma apresentação sobre o polo de modas para os 60 participantes, não só de Petrópolis como também do Rio de Janeiro, da Baixada Fluminense e até do sul do Brasil, em busca de uma maior aproximação com os guias. O encontro aconteceu no Palácio de Cristal.

“Esta é mais uma ação dentre as muitas que desenhamos na tentativa de impulsionar a nossa Rua. Recebemos o convite e enxergamos uma ótima oportunidade de aproximação com os profissionais do turismo. Uma das maiores falhas da nossa Rua é a pouca ligação com os guias”, comentou a presidente da Arte, Cláudia Pires.

Ao lado de Cláudia, a consultora de moda, Patrícia Della Torre, colaboradora da Associação, liderou a apresentação, lembrando não só da importância econômica que a Rua Teresa tem para a cidade, como também da parte histórica, já que foi o primeiro acesso à Petrópolis e a partir daí construiu uma longa história dentro do mundo da moda, partindo das indústrias têxteis.

Cleópatra Scouris, guia de turismo há quase vinte anos, aproveitou a oportunidade para levantar algumas questões, como a falta de comissão. “No mundo inteiro guias de turismos trabalham comissionados. Eu adoro a Rua Teresa, mas temos muita dificuldade em trabalhar ali. Essa iniciativa da Cláudia é muito importante, estava mais do que em tempo de a Rua Teresa se aproximar da nossa categoria, os guias de turismo, somo nós que levamos o público”, comentou.

Em resposta, a presidente da Arte garantiu que já iniciou uma reformulação do cadastro de guias para que a Rua Teresa possa melhor atende-los e oferecer vantagens que façam com que nenhum turista que venha à Petrópolis deixe de conhecer e de comprar na Rua Teresa. Por essa iniciativa recebeu os aplausos dos guias. Também participaram das apresentações a Fundação de Cultura e Turismo e a Cervejaria Bohemia.

Cresce venda de atacado na Rua

Segundo estimativa da própria presidente, na semana que antecedeu o Dia das Mães, uma das datas que mais movimentam o comércio, a Rua Teresa teve um aumento de vendas de aproximadamente 50% em relação ao mesmo período do mês passado, o que atingiu as expectativas.

“A cidade estava cheia de turistas, o que se firmou no fim de semana, os hotéis ficaram lotados e, dentre os nossos clientes, 90% eram de fora de Petrópolis. Estamos satisfeitos pela cidade voltar a ter um pouco de visibilidade, porque ela é linda para se visitar e oferece lojas com produtos de qualidade”.

Proprietária da loja Shamah, Cissa Dutra também ficou surpresa com as vendas de atacado na última semana. “Nossas vendas têm aumentado, e isso é muito bom. Já estamos sentido a diferença. A procura por varejo já não foi tão grande no fim de semana”.

Na última sexta-feira, véspera do fim de semana do Dia das Mães, a presença do ex-atacante da seleção brasileira de futebol Bebeto no maior polo de modas da cidade provocou um burburinho. O campeão mundial doou sua imagem para ajudar na divulgação da Rua Teresa pelo país e, para isso, gravou dois comerciais ao lado de sua filha modelo, Stéphannie Oliveira.

“Com o nosso comercial entrando no ar, acreditamos que a Rua Teresa vai finalmente alcançar toda a visibilidade que já teve um dia e que perdemos com o tempo”, comentou Cláudia.

Passado o Dia das Mães a Rua Teresa se prepara para as datas festivas do mês de junho, mês do Dia dos Namorados e também quando a Cidade Imperial fica lotada de turistas que aparecem principalmente para prestigiar a Bauernfest. Para Cláudia, as datas representam nova oportunidade de chamar visitantes para o polo de modas. “Temos que aproveitar e inserir a Rua Teresa nesses eventos de destaque na cidade. Se buscarmos um diferencial, uma atrativo, tenho certeza que quem estiver na cidade vai querer dar uma passadinha por aqui”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário