segunda-feira, 13 de maio de 2013

ALUNOS DE ENGENHARIA DA UCP SÃO SELECIONADOS PARA O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

Quatro alunos do curso de Engenharia da Universidade Católica de Petrópolis foram selecionados para estudar no exterior através do programa Ciência Sem Fronteiras, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com bolsa de estudos financiada pelo governo brasileiro. O programa prevê a permanência dos estudantes brasileiros selecionados por pelo menos um ano em uma universidade estrangeira parceira, na modalidade de graduação sanduíche. A viagem está prevista para julho e os alunos da UCP vão para o Reino Unido. Mais de mil alunos brasileiros estão tendo a oportunidade do intercâmbio com universidades da Europa.

Essa vai ser a primeira vez que o aluno selecionado Alexandre Strongylis sairá do Brasil e são muitas as expectativas: “espero estudar e aprender sobre novas técnicas e métodos dentro de minha área, que é a Engenharia Civil. Estou um pouco receoso de como vai ser, porque nossa vida mudará radicalmente. Mas só de saber que há alunos da UCP e muitas outras pessoas do Brasil, fico mais tranquilo. Espero também adquirir mais conhecimento, vivência, cultura e ter uma experiência incrível. Viajar e conhecer a Europa, com meus amigos brasileiros que também vão. Creio que este é o pensamento de todos os estudantes selecionados”, disse.

Os alunos ainda aguardam a faculdade para a qual vão se dirigir. Mas estudar fora é um sonho antigo de outra aluna selecionada, Maíra Carvalho, que acompanhou ansiosamente cada etapa do seu sonho. “Morar em outro país, com uma cultura totalmente diferente da nossa, com certeza será um grande desafio e, claro, aprendizado também. Espero aprender o máximo, voltar fluente no inglês e trazer toda a minha vivência lá de fora para a minha vida profissional e pessoal. Sei que esta é uma oportunidade única, me sinto abençoada por essa graça e vou aproveitá-la da melhor maneira possível”, comentou.

Para a aluna Isabella da Hora, ir para Portugal seria a melhor opção por não ter proficiência no idioma inglês, mas enfrentar a barreira da língua pareceu uma opção interessante. “A oportunidade da proficiência do inglês foi o que mais me animou, conviver com outra língua, outra cultura, será incrível! Vai ser um ano e meio de muitas experiências. Estou torcendo pra que tudo dê certo, voltar com uma mala cheia de conhecimentos e boas recordações.”

Além das preocupações com relação às mudanças radicais decorrentes do convívio com outra cultura, os alunos também antecipam a saudade daqueles que ficam no Brasil. É o caso da aluna Caroline Maul, que admite que vai sentir falta dos seus pais, familiares e amigos. No entanto, a expectativa de crescimento pessoal supera todos os medos: “sei que não voltarei como fui. E realmente creio que voltarei melhor. Chega uma hora que temos que sair da nossa zona de conforto para crescer. Agora o que temos a fazer é confiar em Deus e preparar as malas".

O Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário