terça-feira, 21 de maio de 2013

EMOÇÃO NA INAUGURAÇÃO DA CASA DE APOIO DA APPO

Acolhimento, alimentação, lazer dirigido, dentre outros, serão oferecidos a pacientes e acompanhantes
 

Foram 21 anos de sonhos e planejamentos e finalmente a noite de segunda-feira, dia 20 de maio, chegou e vai ficar gravada na história da Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos.

A instalação de uma Casa de Apoio surgiu da necessidade que a APPO sentia em dar suporte a seus beneficiados. O CTO, Centro de Terapia Oncológica, atende pacientes de toda a Região. Ao saírem de suas cidades em busca de tratamento, que pode durar de 4 a 6 semanas, essas pessoas enfrentam além da doença, o desgaste físico, financeiro e emocional causado pelo deslocamento diário ou hospedagem sem o conforto necessário, alimentação deficiente e distância da família.

De acordo com Ana Cristina Coelho Mattos, Presidente da APPO, “a intenção é promover ao paciente segurança e conforto, alimentação adequada, socialização, lazer e direito a acompanhante durante toda a semana”. É unânime a importância de casas de apoio para o sucesso dos tratamentos, acolhendo pessoas que estão vivendo situações de vulnerabilidade emocional e física.

O imóvel escolhido está localizado ao lado do CTO, o que favorece a ampliação do horário de funcionamento da Radioterapia. A casa servirá também como sede da APPO, que tem por objetivo melhorar o atendimento de serviços sociais, psicologia, nutrição, fonoaudiologia e fisioterapia, além da realizar atividades lúdicas para os pacientes, acompanhantes e familiares. Através de palestras e oficinas de capacitação técnica, a APPO visa transformar o tempo ocioso do paciente, em tempo produtivo.

A cerimônia de inauguração foi simples, mas repleta de emoção. Ana Cristina Coelho Mattos iniciou seu breve discurso agradecendo a presença de todos, em especial a do Prefeito Dr. Rubens Bomtempo e da Primeira Dama, Luciane Bomtempo, da Diretoria da APPO e dos médicos que representavam o CTO – Centro de Terapia Oncológica.
 

“Há muito, nós da APPO, viemos acalentando um sonho. O sonho de ter uma sede maior, um local para podermos acolher com maior qualidade os pacientes de câncer de nosso município, e que pudesse servir de acolhida para os pacientes de outros municípios que veem a Petrópolis para fazer seu tratamento e muitas vezes, não conseguiam terminá-lo por falta de condições de hospedar-se dignamente. Esse sonho que partiu da APPO ‘contaminou’ outras pessoas que foram se achegando e tornando cada dia mais possível a realização dele. Depois de longa espera, o imóvel tantas vezes cobiçado por nossos olhares sonhadores de tornou possível”, pontuou Ana Cristina.

A Presidente da APPO lembrou que o sonho foi concretizado a partir da ajuda de três médicos da equipe de Radioterapia do CTO: Dr. Carlos Eduardo Veloso, Dr. Paulo Cesar Canary e Dr. Olamir, que desde sempre acreditaram no potencial da APPO, pagando os seis primeiro meses de aluguel.

Ana Cristina em seu discurso também comemorou a alegria de após 21 anos de árduo trabalho a APPO, pela primeira vez, contar com incentivo do Poder Público Municipal: “Ainda mais otimistas ficamos com o grande apoio que o Governo Municipal, na figura do Prefeito Rubens Bomtempo e de sua esposa Luciane, e com muita alegria podemos dizer que hoje, após 21 anos de existência a APPO tem sim o incentivo do Poder Público Municipal, o que nos enche de muito orgulho, pois esse apoio é fruto do respeito que nossa Associação conquistou ao longo de sua existência”.

Para finalizar a Presidente da APPO lembrou e agradeceu o apoio de todos: “Cada móvel, cada utensílio que vocês irão ver hoje nessa casa foram doados por pessoas amigas e algumas até mesmo que não conhecemos, que sem dúvida abraçam e acreditam em nossa causa”.

Após isso a palavra foi passada para o Prefeito que reafirmou o qualidade de projetos que são formados pela sociedade civil: “Acreditamos em projetos que são construídos no seio da sociedade civil organizada, pois é o clamor dessa sociedade que os faz se manterem vivos. A APPO pode contar com todo o apoio possível do poder público. Nós é que temos que agradecer por entrar de carona nesse projeto que se concretizou”.

Em seguida Ana Cristina Coelho Mattos, Luciane Bomtempo e Linda Tavares de Albuquerque inauguraram a Casa de Apoio retirando o véu da placa de inauguração e abrindo o laço para a entrada de toda a comunidade. E já dentro da Casa de Apoio, Rubens Bomtempo assinou o convênio firmado com a APPO.

A casa vai sobreviver com a ajuda do Telemarketing, que hoje trabalha com sete pessoas (todas vitoriosas), com doações de alimentos do empresariado local e com o credenciamento na Prefeitura Municipal de Petrópolis que vai auxiliar no pagamento do aluguel, oferecendo equipe técnica e ajudando com despesas de manutenção.

A Casa de Apoio fica localizada à Rua Visconde da Penha, nº 72 - Centro – Petrópolis/ RJ e mais informações sobre a APPO podem ser obtidas através do telefone (24) 2242-0956, do site www.appo.org.br e do e-mail appo@appo.org.br.

ÍNTEGRA DO DISCURSO – Ana Cristina Coelho Mattos

"Ilustríssimo Sr. Prefeito Dr Rubens Bomtempo, ilustríssima Primeira dama Sra. Luciane Bomtempo, Prezadas autoridades presentes, Prezados membros da Diretoria da APPO, senhores, senhoras, colaboradores e amigos.

Há muito tempo nós da APPO viemos acalentando um sonho... O sonho de ter uma sede maior, um local para podermos acolher com maior qualidade os pacientes de câncer de nosso município, e que também pudesse servir de acolhida para os pacientes de outros municípios que vêem a Petrópolis para fazerem seu tratamento e muitas vezes, não conseguiam termilá-lo por falta de condições de hospedar-se dignamente.

Esse sonho que partiu da APPO "contaminou" outras pessoas que foram se achegando e tornando cada dia mais possível a realização dele. Depois de uma longa espera, o imóvel tantas vezes cobiçado por nossos olhares sonhadores se tornou disponível, e a generosidade de Dr Carlos Eduardo, Dr Canary e Dr Olamir tornou possível de ser alugado, aos quais não podemos deixar de registrar o nosso agradecimento muito especial não só pela ajuda financeira mas por todo incentivo. Tambem cabe registrar nosso agradecimento ao CTO que sempre nos apoiou e nos acolheu todos esses anos.

Com a casa alugada vieram os outros amigos, que doaram e doaram-se para que hoje pudéssemos aqui inaugurar essa Casa de Apoio, que é de responsabilidade da APPO, mas que na verdade, pertence a cada um e a cada uma que contribuiu e contribui sempre para que possamos dar uma melhor qualidade de vida a tantos pacientes de câncer.

Ainda mais otimistas ficamos com o grande apoio que o governo Municipal, na figura do Prefeito Rubens Bomtempo e de sua esposa Luciane, nos ofereceu, com muita alegria podemos dizer hoje após 21 anos de existência que a APPO tem sim o incentivo do poder publico municipal, o que muito nos enche de orgulho, pois esse apoio é fruto do respeito que nossa Associação conquistou ao longo de sua existência.

Cada móvel, cada utensílio que vocês irão ver hoje nessa casa foram doados por pessoas amigas e algumas até mesmo que não conhecemos, mas que sem duvida abraça e acredita na nossa causa. Temos uma responsabilidade muito grande, mas maior ainda é o nosso desejo de construirmos nessa casa uma verdadeira casa de Apoio, de acolhida para todos que por ela passarem para que possam enfrentar com maior dignidade e conforto esse momento difícil que é o tratamento do câncer.

Poderíamos ficar aqui a noite toda enumerando e nomeando todas e todos que nos ajudaram a chegar aqui, mas nossa gratidão será demonstrada a cada um de vocês doadores, colaboradores e amigos através da prestação de serviço séria e transparente como sempre foi a característica da nossa APPO.

Que Deus continue nos abençoando, que a todos conceda saúde, humildade, coragem e fé."

SERVIÇO
APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos
Rua Visconde da Penha, nº 72
Centro – Petrópolis – RJ
(24) 2242-0956
Shopping Alberto Pereira Dias
Rua Teresa, nº 608 – salas 231 e 232
Alto da Serra – Petrópolis/ RJ
(24) 2246-0359

Nenhum comentário:

Postar um comentário