quarta-feira, 15 de maio de 2013

UCP PRESTA HOMENAGEM AOS ARTISTAS DO COTIDIANO NA VI SEMANA ACADÊMICA DO CTH

Com o tema Educação e Arte, o Centro de Teologia e Humanidades (CTH) da Universidade Católica de Petrópolis iniciou nesta segunda-feira (13/05) a VI Semana Acadêmica com uma homenagem especial a três jardineiros da instituição, artistas do cotidiano responsáveis por manter impecáveis a paisagem da instituição. Uma missa solene, a cerimônia de abertura e uma peça de teatro fizeram parte da programação, que continua repleta de atividades até quinta, 16/05.

Segundo o historiador de arte Ernst Gombrich, para quem não existe arte com letra maiúscula, o que existem são artistas. E assim os jardineiros Celso Djalma Alves Quintanilha, José Pedro dos Santos e João Célio de Oliveira receberam a justa homenagem pelo trabalho prestado com total dedicação à intituição, que também possui arquitetura marcante e preocupação com música entre os seus dotes artísticos.

Mas durante a VI Semana Acadêmica, a arte vai atravessar especialmente os cursos de Letras, Filosofia e História. Segundo a vice-diretora do CTH, que está à frente da organização da Semana, Fabiana Eckhardt, existe uma necessidade de maior formação cultural para o professor, responsável pela educação, através da valorização da arte como expressão da cultura. “O que a arte, com toda a sua abrangência de significados, representa? Nós sabemos que ela fala de um tempo,data os acontecimentos e narra uma história através de uma linguagem. Durante essa semana nós vamos abordar como a arte dialoga com cada uma das especialidades do CTH”, ela informou.

Nesta terça, dia 14, as atividades começam às 17 horas, no Campus Benjamin Constant, com a apresentação de trabalhos acadêmicos, seguida de apresentação musical com o Coral Laus Deo, às 19 horas e, às 19:30h, a palestra “Chico Buarque: a arte lingüística da composição, ministrada pela professora Dra. Luciana Vilhena, da Unirio. Às 20h30 será o lançamento do livro “Da Criatura ao Criador”, de autoria do professor Leandro Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário