sexta-feira, 24 de maio de 2013

ALUNOS DO COLÉGIO SÃO JOSÉ VISITAM A UFRJ ECONHECEM DE PERTO O MUNDO UNIVERSITÁRIO E OS CURSOS OFERECIDOS

Na última quarta-feira, 22, os alunos das turmas de 2º e 3º anos do Ensino Médio do Colégio São José fizeram a visita anual à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para o evento “Conhecendo a UFRJ”, realizado Escola de Educação Física e Desportos, na Cidade Universitária da Ilha do Fundão. Na ocasião, os estudantes assistiram palestras sobre os cursos de sua preferência e puderam conversar com profissionais da área em que pretendem atuar.

O evento reúne estudantes de escolas públicas e privadas e, segundo coordenadores do projeto, tem como objetivo fazer com que os alunos compartilhem experiências com professores, técnicos e universitários e tenham um primeiro contato com faculdade. “É muito importante para os estudantes ter este primeiro contato para que se familiarizem com a nova vida que terão após terminarem o colégio”, pontuou o Diretor do CSJ, Mário Alexandre D’Angelo Mesquita.

Durante todo o dia, os alunos puderam conhecer melhor os 240 cursos que a UFRJ oferece. “Às dez horas houve uma cerimônia para a apresentação geral sobre as formas de acesso à universidade, programas de bolsa auxílio e políticas de permanência e, logo após, eles escolheram, através da programação, de quais palestras queriam participar, considerando a profissão preferida”, explicou o coordenador do CSJ, Oswaldo Bettero. Ele explicou, ainda, que professores e coordenadores de cada curso se revezaram em oito espaços para apresentar as diversas carreiras e sanar dúvidas, além de detalhar o dia a dia de cada profissional, abordando também o mercado de trabalho.

Em paralelo, havia estandes montados por todo o espaço onde os alunos da UFRJ se dedicavam a conversar com os calouros sobre cursos específicos, mostrando fotos, vídeos e apresentações de trabalhos práticos. “Os jovens participaram também de uma programação cultural, preparada por técnicos e universitários, que apresentava o que a faculdade produziu na área da cultura”, contou Oswaldo.

Ao final do dia, dois ônibus levaram os alunos para um tour pela Cidade Universitária guiado pelos estudantes de graduação de diversos cursos. “Eles localizavam os prédios e instalações do Fundão e apresentavam onde eram os setores administrativos e área de cada curso. Os alunos ficaram encantados com o tamanho do campus e com a vida universitária que os espera”, finalizou o Diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário