segunda-feira, 31 de agosto de 2009

VEREADOR THIAGO DAMACENO APRESENTA PROJETO PARA PRAÇAS

Com objetivo de democratizar a cultura na cidade, valorizando os artistas e a tradição local, o vereador Thiago Damaceno, líder do PV na Câmara, apresentou proposta para o desenvolvimento de projetos culturais nas praças. Ele citou como exemplo de sucesso entre os moradores é a Roda de Choro que acontece na Praça da Mosela. "O sucesso desta iniciativa mostra que é possível realizar eventos nas comunidades, aproveitando o espaço existente, como as praças".

O vereador destacou que algumas foram construídas com objetivo de abrigar apresentações, principalmente de bandas e citou como exemplo a Praça de Cascatinha, uma das poucas que mantém um coreto. "Mas, além das bandas, podemos promover outros eventos, como dança de rua, oficinas de artes plásticas, teatro e outras atividades culturais".

Para Thiago Damaceno, o poder público precisa levar para as comunidades atividades culturais, descentralizando do centro, onde normalmente se concentra as principais apresentações de teatro e dança. O líder do PV acredita que, através da cultura, educação e esporte é possível mudar a realidade da sociedade atual, onde a violência e as atitudes individualistas estão predominando, "mas, quando criamos as possibilidades para os jovens praticarem esporte, terem acesso a uma boa educação e a cultura, mudamos a realidade deles".

O vereador faz esta afirmando tendo como exemplo o projeto Sadia, desenvolvido pela sua família e que vem a cada ano apresentando bons resultados, principalmente quando vê jovens buscando realizar seus sonhos após passarem pelo projeto. Damaceno conta que, entre as atividades desenvolvidas por ele no projeto, uma delas foi a oficina de Hip Hop, onde trabalhou as músicas com os jovens, mas discutindo a letra de cada composição dentro da realidade dos jovens. "Foi uma experiência muito importante e por isso acredito que, através da cultura como uma das formas de transformação social e principalmente um excelente lazer para fugir do tumulto do dia a dia", frisou o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário