sexta-feira, 21 de agosto de 2009

PALESTRA GRATUITA ENSINA COMO ATRAIR O CONSUMIDOR ATRAVÉS DAS EXPERIÊNCIAS DO PALADAR

Já se foi o tempo em que bastavam boas receitas e um cozinheiro de mão cheia para abrir um negócio no ramo da gastronomia. Hoje o setor exige adaptações constantes, de acordo com a mudança de perfil dos consumidores. Isso não quer dizer que as tradições devem ser abandonadas. Pelo contrário: é preciso cada vez mais conhecimento e um mergulho profundo na história de cada lugar para atrair clientes fiéis.

Esse é o resultado de uma pesquisa realizada pela chef Ana Luíza Trajano, idealizadora do projeto Sabores do Brasil. Durante seis anos, ela percorreu os rincões mais remotos de 20 dos 26 Estados brasileiros, observando moradores, cozinheiros locais e as festas regionais. E fez mais: se deixou seduzir pelo que cada experiência tinha de única. Informações que estão à disposição agora de empresários e empreendedores de Petrópolis, através de uma palestra gratuita, na próxima segunda-feira, às 10h, no auditório do escritório regional do Sebrae/RJ.

A iniciativa faz parte do projeto Economia da Experiência, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Ministério do Turismo, em quatro destinos brasileiros. Além da Cidade Imperial, na região serrana do Rio de Janeiro, fazem parte da lista: a Costa do Descobrimento, na Bahia, Bonito, no Mato Grosso do Sul e Belém, no Pará.

Na palestra “Como proporcionar experiências memoráveis a partir do paladar, descobrindo e enaltecendo os sabores e ingredientes da Cidade Imperial”, Ana Luiza Trajano vai falar sobre os sabores relacionados à história de Petrópolis, as oportunidades e os caminhos para valorizar as tradições e os produtos locais. Ainda no programa, dicas de comunicação integrada e como um restaurante pode ampliar seus resultados e ser competitivo com base na cultura regional.

NOVA GASTRONOMIA

A importância da pesquisa de Ana Luíza Trajano mereceu destaque até da imprensa internacional, com matérias publicadas em jornais de prestígio, como o New York Times. O trabalho também deu origem a um livro e um documentário, assim como ao restaurante da chef, inaugurado em 2006, em São Paulo. É lá que ela aplica o que aprendeu na incursão cultural pelo país, transformando sua cozinha não apenas numa referência gastronômica, mas também no palco de experiências afetivas.

Ana Luíza Trajano faz uma leitura moderna das receitas tradicionais, utilizando ingredientes brasileiros pouco conhecidos do grande público, mas que remetem a fatos históricos, ao folclore e às tradições comunitárias, como a fruta conhecida como cagaita e a castanha de baru, típicas da região do Cerrado.

ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA

Nas últimas décadas, o mundo assistiu ao crescimento do turismo como negócio. A linha de produtos se diversificou. Agora, as pesquisas apontam para uma guinada no setor: com tantas opções à disposição, o turista está cada vez mais exigente. Não basta mais oferecer um bom serviço. É preciso ter um diferencial e, nesse caso, a decisão é baseada não apenas na razão, mas na emoção proporcionada pela viagem. Esse é o conceito do projeto Economia da Experiência, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Ministério do Turismo.

A meta é oferecer as ferramentas necessárias para que os destinos se adaptem à mudança de comportamento do consumidor, desenvolvendo seu potencial turístico de forma plena e impulsionando a economia regional. O projeto-piloto que serviu de base para o modelo adotado no país foi implantado com sucesso na Região da Uva e Vinho, no Rio Grande do Sul. O trabalho consiste na criação de novos produtos e serviços que ofereçam ao visitante experiências sensoriais únicas, como piqueniques sob as parreiras centenárias da região. Uma empreitada que começa com a capacitação dos empresários, através de palestras, oficinas e visitas técnicas.

SERVIÇO:
PALESTRA: “Como proporcionar experiências memoráveis a partir do paladar, descobrindo e enaltecendo os sabores e ingredientes da Cidade Imperial”
DATA: 24/08/2009
HORÁRIO: 10h às 13h
LOCAL: Auditório do Sebrae/RJ
ENDEREÇO: Rua 24 de Maio, Nº 2 – Centro – Petrópolis
TEL: (24) 2237-0062
ENTRADA GRATUITA

Nenhum comentário:

Postar um comentário