terça-feira, 11 de agosto de 2009

CURSOS LIVRES NO ITF INICIAM NORMALMENTE


Os cursos “Espiritualidade e Mística” e “Psicologia de casal” oferecidos pelo Instituto Teológico Franciscano têm inicio confirmado para esta semana. De acordo com o Diretor do ITF, Frei Sandro da Costa, os cursos que se destinam a todas as pessoas interessadas em adquirir conhecimento para melhorar a qualidade de vida não terão a data de inicio adiada.
O curso Espiritualidade e Mística, ministrado pelo Prof. Dr. Nilton dos Anjos, destina-se a homens e mulheres que querem conhecer mais a fundo o que é espiritualidade e mística. Os alunos deste curso vão entrar em contato com os grandes mestres da escola espanhola, e descobrir que, a partir da reflexão e da experiência mística, estes mestres souberam dar soluções renovadas a questões muito sérias em seu tempo.
“O curso Psicologia de Casal, que será ministrado por Frei Fernando, por sua própria natureza, destina-se a todos os envolvidos em questões de relacionamento, sejam casados ou solteiros, pais e mães, avós, tios, familiares em geral, pessoas que estão ou estarão envolvidas em relações conjugais. Por outro lado, o curso também vai oferecer excelentes subsídios para todos aqueles envolvidos no trabalho com casais, Pastorais da Família, Curso de Noivos, Encontro de Casais com Cristo, dentre outros” declarou.

Segundo a diretoria do Instituto os cursos buscam ir ao encontro de anseios expressos por diversos segmentos da sociedade atual, pois são cursos que podem ter incidência sobre a própria existência dos alunos que os frequentarem, pois tratam de temas presentes no cotidiano de homens e mulheres. “Mais que uma qualificação profissional, que também será adquirida, os cursos vão fornecer uma excelente bagagem de formação pessoal, individual, capacitando os alunos nas suas relações interpessoais e intersubjetivas”.

Como meta principal o ITF espera oferecer à sociedade de Petrópolis a oportunidade de aprimorar conhecimentos nas respectivas áreas oferecidas por estes dois cursos. Além disso, espera que, através de um curso de alto nível os alunos que possam qualificar sua própria existência, transformando em atitude o conhecimento adquirido em sala de aula.

Ao oferecer os cursos livres de extensão com apenas uma aula por semana à noite, o Instituto busca ser fiel à sua política de facilitar o acesso a cursos de alta qualidade, ministrados por professores do mais alto gabarito, num ambiente acadêmico e logístico de qualidade.

Mesmo após o inicio das aulas as inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas na sede no ITF que fica localizado Rua Coronel Veiga, 550 – Centro ou ainda através dos telefones (24) 2243-9959/ (24) 2231-6409, e-mail
secretaria@itf.org.br ou site http://www.itf.org.br/.

Espiritualidade e Mística

Marcado para ter inicio na terça-feira dia 11 de agosto a partir das 19h30min, o curso Espiritualidade e Mística terá inicio normal e será um curso sobre o mistério do amor com tudo aquilo que ele envolve ou pressupõe: a experiência do silêncio, do recolhimento e do êxtase.

De acordo com o Professor Nilton dos Anjos o curso vai tratar da mística ou da espiritualidade espanhola de Santa Teresa de Ávila e São João da Cruz e também será enfocado o reencontro com a palavra poética.

“Num tempo de individualismo como o nosso e de excesso de e nas palavras, a proposta do curso é apresentar um caminho possível de simplicidade em nossa relação com a vida. Amor e poesia podem ser interessantes aliados para todos aqueles que envolvidos por múltiplos afazeres são impedidos ou impossibilitados de observar as passagens e as paisagens que compõem sua própria vida”, declarou Nilton.

“Amor, espiritualidade, poesia, simplicidade, encantamento serão alguns dos lugares sobre o qual falaremos e, seguramente, brindaremos”.

Na primeira parte do curso serão abordadas as concepções amorosas recepcionadas pelo mundo ocidental desde a mitologia grega através do mito de Eros e Psique até o amor cortês, já que a mística é também compreendida como uma “erótica espiritual”. Além de Eros a concepção filial do amor (amizade) e a amor gratuito (Ágape) serão comentados. Na segunda parte, será tratada a influência da mística árabe e judaica nos místicos espanhóis e, por fim, algumas passagens, principalmente, da obra de Santa Teresa d’Ávila e da obra de São João da Cruz.



Psicologia do casal

Com o intuito de fornecer melhor compreensão dos dinamismos da conjugalidade aos agentes de pastoral como religiosos, sacerdotes e outras pessoas, casadas ou não, que queiram ampliar seus conhecimentos sobre os aspectos psicológicos e vivenciais na vida do casal, o curso Psicologia de casal terá aulas semanais, durante quatro meses, sempre as quintas-feiras a partir das 19h30min, com inicio confirmado para o dia 13 de agosto.

O professor vai abordar a questão da comunicação humana, passando por vários conceitos pertinentes, inclusive o de relacionamento, prosseguindo em reflexões sobre gênero, formação da díade conjugal, conflitos conjugais. As aulas serão teóricas, mas a participação dos alunos com relatos ilustrativos dos temas será muito valiosa.

SERVIÇO

ESPIRITUALIDADE E MÍSTICA
Prof. Dr. Nilton dos Anjos
Início: 11 de agosto
Horário: 19h30
Aulas todas as às terças-feiras
Valor: R$ 40,00 - mensal

PSICOLOGIA DE CASAL
Professor Frei Fernando Araújo
Início: 13 de agosto
Horário: 19h30
Aulas todas as às quintas-feiras
Valor: R$ 40,00 - mensal

ITF - INSTITUTO TEOLÓGICO FRANCISCANO
Rua Coronel Veiga, 550
Centro – Petrópolis/RJ
(24) 2243-9959/ (24) 2231-6409
secretaria@itf.org.br
http://www.itf.org.br/

FREI SANDRO DA COSTA
Diretor
sdacosta@itf.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário