segunda-feira, 10 de agosto de 2009

UCP EM LIVRO



Pesquisadora transforma tese de Mestrado em livro para contar a história da mais antiga Universidade petropolitana
Petrópolis, 10 de agosto de 2009.

Aluna do curso de Mestrado em Educação da UCP e integrante do grupo de pesquisa “Memória e História da Educação Fluminense”, a professora italiana Rosa De Sálvia descobriu bem mais do que esperava em seus estudos para a tese que lhe daria o título de Mestre. A idéia inicial era mostrar, a partir da UCP, a sistematização acadêmica da cultura católica no país, mas Rosa acabou indo bem mais longe: o rico material encontrado a motivou a transformar os estudos em uma obra inédita que será lançada nesta quarta-feira, dia 12, às 19h30 no campus Benjamin Constant da UCP. Nela, a professora narra toda a trajetória da instituição, da sua criação à consolidação, e retrata fielmente a perseverança dos intelectuais que tornaram essa história realidade.

O livro, intitulado “A implantação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) no contexto da sistematização acadêmica da cultura católica no Brasil”, já chama a atenção antes mesmo do lançamento. O Bispo e Grão Chanceler da UCP, Dom Filippo Santoro, que escreveu a apresentação da obra, dia que Rosa De Sálvia, de forma muito feliz, preenche uma lacuna e abre o caminho para novas investigações.

“Tínhamos interessantes narrações do nascimento da UCP, mas eram documentos comemorativos preparados em sua grande maioria para eventos oficiais da Universidade. Tínhamos também à disposição um amplo material no arquivo da Diocese de Petrópolis, que, porém, era pouco aproveitado em visitas ocasionais feitas para alguma pesquisa particular. É uma obra que, com uma pesquisa rigorosa, junta objetividade, curiosidade e interesse”, destaca ele.

O reitor da UCP, José Luiz Rangel Sampaio Fernandes, que prestou uma homenagem à autora na publicação, diz que a obra servirá de consulta para muitos pesquisadores e para pessoas que acompanham o crscimentod a Universidade. “Tive o privilégio de assistir a defesa da dissertação que originou esse livro. Sem dúvida é uma obra muito importante não só para a UCP como para toda a cidade de Petrópolis”, diz, lembrando que a escolha de Rosa mostra a importância da instituição no cenário educacional da região.

Para Dom Filippo Santoro, o livro mostra que a UCP continua respondendo aos desafios atuais, que exigem excelência e inovação para servir melhor à busca da verdade e a formação integral das jovens gerações. “No meio das tempestades econômicas, ecológicas, climáticas e morais, uma Universidade Católica como a UCP, continua oferecendo esperança a todos, valorizando a busca da razão e o progresso tecnológico, para oferecer a um sempre maior número de pessoas a oportunidade de uma formação plena”, lembra.

SERVIÇO:
Lançamento do livro “A implantação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) no contexto da sistematização acadêmica da cultura católica no Brasil”, de Rosa de Sálvia
Local: Sala 98 do campus da Rua Benjamin Constant da UCP
Hora: 19h30
Entrada: franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário