terça-feira, 11 de agosto de 2009

OFICINAS TEATRAIS NO FINAL DE SEMANA DO SHOPPING VILAREJO



Homenageando o Teatro da cidade, o Shopping Vilarejo prossegue com suas atividades de agosto, que estarão privilegiando, durante todo o mês, diversas práticas teatrais, entre elas, oficinas, esquetes, espetáculos e contações de história. Também durante todo o mês, os visitantes do shopping poderão conhecer a Exposição CENAS, da produtora cultural Catarina Maul, organizada em parceria com a atriz Simone Gonçalves. A exposição considerada pelas organizadoras como “eternamente em construção” reúne rico acervo do teatro petropolitano, contando com fotos, figurinos, objetos cenográficos e cartazes. São dezenas de fotos de várias companhias, a maioria clicada por Catarina Maul, que tem tido envolvimento profundo com o teatro da cidade, mas sem ocupar os palcos, o que propicia a liberdade de fotografar vários espetáculos, sob o olhar de público e produtora.
Também na mostra, vários figurinos de espetáculos e companhias diversas, como alguns do eternamente lembrando diretor Cláudio Rodrigues, mestre de vários dos atores em atuação no momento. Entre eles, alguns de sua peça “1964”, em cartaz durante sua morte. Figurinos de “O Noviço” (Companhia Sekreta de Teatro), da “O Cavalo Transparente” (Cia. Teatro do Livro Aberto) e “Navalha na Carne”(Povo do Cafundó), misturam-se a objetos cenográficos de outros espetáculos e à mesa de chá da peça “As Vovós da Praça Koblenz”, texto de Catarina Maul, encenado durante a Bauernfest, por Raquel Theo, Rose Assis e Renato de Resende.
Cartazes ainda montados por Sylvia Orthof em vida, para divulgar a sua companhia, também fazem parte da mostra, assim como fotos históricas do TEP, algumas de 1979. A idéia é fazer da exposição um projeto itinerante, que vá a diversos espaços da cidade, levando o acervo para o contato com o grande público. E para a nova geração que se interessa pela prática teatral, neste final de semana o Shopping Vilarejo oferecerá, gratuitamente, duas oficinas. No sábado, às 17h, a oficina sobre História da Arte e Técnicas Teatrais será ministrada pela professora carioca Fátima Coutinho, que dirige o a escola artística Arte na Avenida.
Os alunos da professora Fátima têm realizado vários espetáculos na cidade, em espaços diversos.Como explica a professora, esta oficina é dirigida para todo mundo que gosta de usar o teatro como um meio de expressão ou para pessoas que precisam do estímulo certo para vencer a timidez e liberar a sua criatividade. Uma ótima oportunidade para desenvolver o senso artístico e relacionar-se com outras pessoas de uma forma bem divertida. Será um momento de crescimento pessoal e aperfeiçoamento técnico.Já no domingo às 15h, será a vez da oficina sobre Improvisação Teatral, com a atriz Simone Gonçalves, que tem largo currículo como professora de teatro na cidade. Através de exercícios simples e de jogos cênicos, o resultado será uma pequena montagem que envolverá todos os participantes.
As inscrições poderão ser feitas no Shopping Vilarejo, com Priscila Bernardes (telefone 2222-3600), com Fátima Coutinho (9217-2531) ou pelo emailcatarinamaul@globo.com.Todos os participantes receberão certificado. Após a oficina de domingo, às 17h, Simone Gonçalves comandará a contação de histórias, entre elas Plaft, Pluft, As Fantasminhas Camaradas. (Em uma das fotos em anexo, Simone Gonçalves, ao lado do figurino de sua personagem Neusa Sueli, da peça Navalha na Carne).
Palavras da Simone, postadas no orkut: "Me sinto orgulhosa e também muito prestigiada de estar podendo expor um pouco de nossa história. Rever fotos antigas de peças que vi quando nem pensava em entrar pro mundo do teatro, figurinos que vi no palco e pessoas de quem agora me sinto honrada em conhecer e ser amiga."

Nenhum comentário:

Postar um comentário