sexta-feira, 14 de agosto de 2009

DAMACENO CRIA PROJETO PARA INCLUIR AULAS DE DEFESA CIVIL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

O vereador Thiago Damaceno (PV) criou um projeto de lei para incluir entre as disciplinas obrigatórias das escolas da rede municipal o ensino de noções de defesa civil e percepção de riscos. A idéia visa engajar toda a sociedade, a partir dos estudantes, em uma luta mais eficiente durante todo o ano contra os desastres que ocorrem nos períodos de chuva em Petrópolis e aumentar a conscientização ambiental entre a população.

De acordo com Damaceno, “os estudantes, na maioria crianças e adolescentes, podem ajudar seus pais com o que aprenderem na escola. Por exemplo, eles podem orientar as famílias a não desmatar encostas, não jogar lixo nas ruas e em locais proibidos, além de outras ações que evitem a incidência de desastres naturais. Com as aulas de noções de defesa civil os jovens podem colocar tudo isso em prática no dia-a-dia junto com seus parentes e toda sua vizinhança. É uma forma de promover um trabalho de prevenção contínuo entre todas as comunidades da cidade, não somente quando começar a chover forte”, afirmou.

O parlamentar disse ainda que conta com a colaboração de seus pares na Câmara e apresentará a idéia ao prefeito Paulo Mustrangi, já que precisa do apoio do executivo para que o projeto se concretize. “Será de suma importância para o município que exista uma espécie de “rede” de proteção ambiental para que tragédias como a última ocorrida no ano passado em Itaipava, onde nove pessoas morreram em conseqüência das fortes chuvas, sejam amenizadas ou não ocorram mais. Na minha visão, não existe ninguém melhor do que os jovens para promover essa corrente. Com isso, todas as comunidades, principalmente aquelas mais suscetíveis, podem estar preparadas para o período crítico que acontece no verão”, ressaltou.

O projeto prevê que os professores da rede pública de ensino possam ser capacitados pelos órgãos competentes, estes definidos pelo governo municipal. Após esse processo, os educadores estariam aptos a desenvolver metodologias de ensino junto aos alunos. “Tenho certeza esse projeto contribuíra para o desenvolvimento de uma geração mais perceptiva e preocupada com o meio ambiente. Além disso, esses jovens serão mais exigentes com os pais e parentes, cobrando deles a preservação do local onde vivem”, finalizou.

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