quarta-feira, 12 de agosto de 2009

HUGO LEAL APOIA MOVIMENTO ESTUDANTIL

O deputado Hugo Leal (PSC-RJ) confirmou apoio ao movimento de mobilizaçãonacional estudantil que trata das alterações do FIES – Fundo deFinanciamento ao Estudante do Ensino Superior junto à coordenadora doprograma FIESJUSTO, Daniela Pellegrini Nóbrega.

Os estudantes reivindicammelhores condições no contrato de financiamento, principalmente quanto àsaltas taxas de juros. Quem está à frente do movimento na Câmara é odeputado Paulo Pimenta (PT-RS).Entre as reivindicações solicitadas pelos estudantes e apoiadas por HugoLeal, estão: a redução das taxas de juros, aumento do prazo de carênciapara o início do pagamento das prestações; ampliação do tempo de pagamentodas mensalidades, podendo chegar até duas vezes o período do curso;dispensa de fiador e utilização do FGTS para abatimento das prestações;descontos para quem quitar o saldo devedor e valor máximo das parcelas de15% do salário.

Hugo Leal informou que tramita na Câmara, o Projeto de Lei no. 5413/2009de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre o ajuste das regras doFIES com alterações que irão beneficiar os universitários que se utilizamdo financiamento.

Interiorizar a gestão do FIES no Ministério da Educação,envolver mais instituições financeiras e facilitar a oferta do créditopara os estudantes, são as principais propostas do PL.– Nestes oito anos de execução do FIES está na hora de alguns ajustes nosentido de facilitar o acesso ao Fundo a um maior número de estudantes quedesejam cursar o ensino superior.

Um deles é o de cessar as execuçõesjudiciais pela Caixa Econômica Federal. Considero justas as reivindicaçõesdos estudantes e estou empenhado em trabalhar para que elas venham a seratendidas – disse LealOutro projeto sobre o FIES que vem de encontro às reivindicações dosestudantes é o PL no. 4945/09, do deputado Paulo Pimenta.

A proposta deleé a adoção de critérios que estimulem a liquidação ou regularização dedívidas por parte dos alunos que buscaram o financiamento.O Movimento Nacional Fies Justo Dia está convidando todas as pessoas queutilizaram o FIES a participarem de uma grande mobilização que vaiacontecer no próximo dia 25, às 14h30min, em frente ao Congresso Nacional.Maiores informações pelo site www.fiesjusto.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário