quarta-feira, 19 de agosto de 2009

PETRÓPOLIS GOURMET RECEBE INCENTIVO FISCAL DA SECRETARIA DE CULTURA DO RJ

SENAC Rio também fecha parceria para o evento

Agora é realidade! Foi publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro de 12 de agosto a concessão de benefício fiscal para o IX Petrópolis Gourmet. O festival, que será realizado no período de 12 a 22 de novembro, também conta a partir de agora com o apoio do SENAC Rio nas oficinas, cursos de capacitação, Concurso Gastronômico e estande de livros.

Neste embalo, o Petrópolis Convention & Visitors Bureau e o SENAC Rio realizaram ontem o 1º Workshop do Petrópolis Gourmet 2009 em duas etapas: no Xodó de Minas, no Centro da cidade, e na Pousada Arcádia, em Itaipava. O objetivo foi apresentar aos proprietários de restaurantes o projeto deste ano, o regulamento do evento e realizar as primeiras inscrições dos estabelecimentos participantes. Cerca de 40 compareceram a este primeiro workshop.

A abertura foi feita pelo presidente do PC&VB Flávio Câmara, que apresentou a estrutura do evento em 2008 e destacou o Gourmet como sendo o melhor festival de todos os tempos. “É o primeiro ano que recebemos incentivo do ICMS, isso é muito importante não só para o Convention, mas para a nossa cidade. Queremos promover uma integração da comunidade e trazer turistas que apreciem nossa gastronomia”, enfatizou Flávio, que lembrou ainda que a gastronomia é um fator competitivo do nosso destino.

A gerente do SENAC Petrópolis, Márcia Sales, deixou clara a importância de unir os esforços e trazer conhecimento para melhorar as competências e proporcionar o crescimento e a melhoria do estabelecimento. “É um prazer participar de um festival como o Gourmet e esperamos deixar um legado, contribuindo para o fomento deste setor na região”, disse.

O SENAC Rio vai colaborar trazendo questões importantes para o trade, como cursos de capacitação ministrados pela coordenadora de educação do Centro de Gastronomia do SENAC Rio, Francine Xavier, e pelo sommelier Henry Schneider; oficinas temáticas de gastronomia com os chefs convidados Roland Villard, Christophe Lidy e Frederic Monnier, e de enologia com o especialista Paulo Nicolay. Além disso, explicou Maria Beatriz, gerente do Centro de Gastronomia do SENAC Rio, haverá a estruturação do Concurso Gastronômico para amadores, onde a instituição vai premiar o segundo lugar com o curso de Técnicas de Cozinheiro.
Foram anunciadas também mais duas contribuições do SENAC Rio: um curso do PAS (Programa de Alimentação Segura) sobre manipulação de alimentos, e um curso de serviços de vinho para garçons. Todas essas iniciativas visam a maior capacitação dos restaurantes, que são o foco principal do festival.

O Petrópolis Gourmet está no calendário oficial de eventos não só do município, mas também do estado do Rio de Janeiro, e foi chancelado pelo Ministério da Cultura na programação oficial do Ano da França no Brasil. Mais informações sobre a edição de 2008 no sitewww.petropolisgourmet.com.br. Em breve novidades sobre o evento deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário