quarta-feira, 14 de novembro de 2012

PETRÓPOLIS GOURMET OFERECE OFICINAS COM CONCEITO SUSTENTÁVEL NA APA PETRÓPOLIS

O evento une-se ao movimento Slow Food para difundir a Feira Eco Solidária

A 12ª edição do Petrópolis Gourmet continua até 20 de novembro. Durante este período, 7 oficinas estão sendo realizadas na APA Petrópolis, em Itaipava. O objetivo é promover os alimentos orgânicos da região, priorizando a relação entre sustentabilidade, reaproveitamento e meio ambiente, que também é o grande pilar do movimento Slow Food.


O Slow Food é uma associação internacional sem fins lucrativos fundada em 1989 na Itália como resposta aos efeitos do fast food e agronegócio industrial. O movimento, com mais de 100 mil associados em todo o mundo, segue o conceito da ecogastronomia, conjugando o prazer e a alimentação com consciência e responsabilidade. O grupo Slow Food Petrópolis foi fundado em 2011 pela Chef Denise Gonçalves, que ministrou uma das oficinas do Petrópolis Gourmet.

As atividades do Petrópolis Gourmet no espaço APA incluem exposição e venda de produtos, além de exibição de vídeos, às 14h, e degustação de vinhos, às 17h, nos dias das seguintes oficinas (sempre com 1h30 de duração):

Quinta - 15/11 às 11h - Margarida Nogueira (pioneira no movimento Slow Food Brasil)
"Brincando com os sentidos" - Esta oficina reproduz uma metodologia desenvolvida pelo Slow Food. É um percurso sensorial para testar nossa capacidade de identificar os sabores por intermédio do olfato, tato, audição e paladar. Isso em forma de brincadeira destinada a todos os públicos; crianças e adultos.

Sexta (16)/ 11h - Antonio Lo Presti
“Pizza orgânica” - Explorando a biodiversidade dos produtos orgânicos e agroecológicos locais, nesta oficina Antonio Lo Presti fará uma pizza com ingredientes frescos disponíveis e queijos artesanais de leite cru.

Sábado (17)/ 11h -. Gustavo Aronovick e Carlos Wagner
“Bases da cozinha, reaproveitamento de alimentos, caldos de legumes e frango caipira” - Gustavo trará um dos elementos de base da ecogastronomia ou da cozinha sustentável: o caldo. Mostrando como sua realização envolve o aproveitamento de todas as "sobras" de legumes e hortaliças (folhas, talos, cascas, etc) que normalmente são descartadas.

Sábado (17)/ 14h - Ana Salles
“Cozinhando com a Biodiversidade” - A proposta é uma improvisação culinária a partir dos produtos "não convencionais" disponíveis: palmito de taboa, orapronobis, caruru, etc.

Domingo (18)/ 11h - Pedro Pernambuco e Ricardo Gelli
“Crostini de ervas e legumes grelhados” - A dupla de Chefs explorará os produtos locais em suas preparações, mostrando a versatilidade e a qualidade gastronômica dos produtos orgânicos e agroecológicos.

Feira Eco Solidária - Tudo começou recentemente quando o grupo Slow Food Petrópolis juntou-se à APA Petrópolis, APOP (Associação de Produtores Orgânicos de Petrópolis) e ao Fórum de Economia Popular e Solidária de Petrópolis para organizar a Feira Eco Solidária de Itaipava que tem por objetivo promover o consumo sustentável e a economia solidária local por meio da criação de um espaço multifuncional que oferece o contato direto entre consumidores e produtos/produtores de orgânicos, além de atividades educativas e culturais envolvendo agro ecologia, gastronomia, artesanato, sustentabilidade e preservação ambiental. A feira acontece todos os sábados, de 9 às 16hs, na sede da APA em Itaipava (Estrada União e Indústria, 9.722, ao lado do Corpo de Bombeiros).



Nenhum comentário:

Postar um comentário