quinta-feira, 15 de novembro de 2012

COMITÊ DE AÇÕES EMERGENCIAIS SE REUNIRAM NESTA QUARTA-FEIRA


Durante o encontro realizado na sede da Prefeitura de Petrópolis, os integrantes do Comitê de Ações Emergenciais do município, formado por representantes da Defesa Civil, Comdep, Secretarias de Obras, Saúde, Educação, Setrac, Meio Ambiente, Águas do Imperador, Ampla, Corpo de Bombeiros, entre outras instituições, fizeram um balanço das ações realizadas pela entidade sobre o sistema de comunicação e o trabalho de transição. O coordenador Luis Eduardo Peixoto comandou a reunião.

Peixoto disse que “como a maioria dos integrantes fazem parte do quadro de servidores, tenho certeza que não haverá problemas relacionados à transição. Não teremos interrupção na prestação de serviços. Pedi a todos titulares que troquem os cargos comissionados por servidores de carreira nesta reta final”.

Sobre a questão da comunicação, Peixoto entrou em contato com representantes do Ministério Público para a resolução de uma pendência relacionada ao fornecimento de energia para uma cabine repetidora, o que facilitará o serviço do rádio amador. “Durante os momentos de crise nosso maior problema sempre é a comunicação entre os integrantes e voluntários do Comitê de Ações Emergenciais. Com a participação efetiva da Roer teremos uma sistema mais eficiente e facilitará qualquer ação que tivermos que efetuar”, afirma o coordenador.

Simulados preventivos foram realizados durante os últimos meses

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Carlos Francisco de Paula, 281 pessoas participaram do último simulado, realizado em outubro, nos 23 pontos de apoio. No total, mais de 2,3 mil pessoas participaram de alguma etapa dos simulados realizados. Francisco de Paula também ressaltou que foram feitos seis simulados em escolas da rede municipal de ensino, com a presença de 1,9 mil alunos, o que ajudou a difundir todos os ensinamentos de prevenção praticados pela Defesa Civil.

“Uma cultura de prevenção facilita todas as ações em momentos de crise. As famílias precisam praticar o que é indicado pelo comitê. Por isso é tão importante a fiscalização efetiva de toda comunidade para que não haja nenhum tipo de problema em áreas consideradas de alto risco”, afirmou. O coordenador da Defesa Civil também lembrou que foram promovidas capacitações em comunidades que não contam com o sistema de alerta e, ainda, apresentou o Plano de Contingência do município.

Francisco de Paula lembrou que no próximo dia 29, às 10h, será realizado um simulado de evacuação em cinco municípios da Região Serrana e na cidade do Rio de Janeiro. Em Petrópolis o evento ocorrerá na Escola Municipal Papa João Paulo II, no bairro São Sebastião. Toda a ação é para marcar o Dia Nacional de Redução de Desastres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário