quarta-feira, 28 de novembro de 2012

ESPAÇO ECUMÊNICO SERÁ INAUGURADO COM INTUITO DE ATENDER TODAS AS RELIGIÕES

Após uma pequena reforma Capelinha do Terra Santa se transforma em um Espaço Ecumênico

Para quem já se acostumou a passar pela Rua Visconde de Itaboraí e se deparar apenas com o muro, a partir do dia 8 de dezembro às 20h, o local passa a ser um espaço de orações e meditação, que atenderá as crianças do Centro Educacional Terra Santa. A capelinha, que já existia, não foi destruída, apenas passou por alguns retoques e será inaugurada no Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, quando a paróquia vai estar em festa.

De acordo com Frei Moser, presidente do Centro Educacional, mais da metade das crianças atendidas pela instituição não são católicas e precisavam de um espaço para que pudessem exercer suas práticas religiosas. “Em ocasiões especiais todas se reúnem na igreja da Imaculada, assim acontece por ocasião da Páscoa, do Natal e da festa de São Francisco. Mas pensamos que todos deveriam ter um espaço ecumênico. A antiga capelinha foi reformada para que, guiadas pelas educadoras, cerca de 20 crianças por vez, possam peregrinar, ouvir musica, meditar, rezar e refletir”, explica.

O Centro Educacional Terra Santa é composto por quatro pilares essenciais: comunidade de fé, a creche com 160 crianças e a escola com 430, e dois projetos complementares “Aquarela” e “Cultura pela Paz”, onde 90 crianças e adolescentes participam. O Centro se tornou um referencial de educação e evangelização e, agora, se torna um símbolo de uma nova sociedade. “Aberta a todas as expressões religiosas, independente da idade, desde as crianças que ainda se encontram no berço, ate as que já estão no alto da montanha da vida. Este será um local onde todos se abraçam”, afirma Frei Moser.

Apesar de nada ter sido destruído, a aparência e totalmente outra. A Capela foi toda revestida com madeira de eucalipto e recebeu um novo estilo, mais oriental. Assim, aparece um segundo andar, como se fosse uma cúpula e, em cima, a torre com uma cruz. O modelo é uma cópia de um local de oração que existe junto a Catedral de Moscou, mas que traduz todo um estilo existente em todos os países nórdicos. A aparência mudou e, com ela, a finalidade. O local não será mais uma capela convencional, mas um lugar de meditação e oração de cunho ecumênico.

Outra importância fundamental do novo espaço é gerar consciência religiosa e cultural nas crianças. Além do conhecimento, a meta é apresentar novas perspectivas e visões de mundo. “Basta pensar na Índia, Japão e China. Apesar de toda a nova conjuntura econômica e política, lá no fundo estas e outras nações orientais não perderam de todo suas raízes religiosas. E aqui aparece a mensagem para a atualidade: o noticiário todo praticamente considera o oriente como mundo bárbaro, que ameaça o Ocidente. Falou em Oriente, logo se pensa em terrorismo. De onde vieram as grandes religiões do mundo como budismo, xintuismo, induismo? Do Oriente. E estas religiões estão em mais de dois terços da humanidade”, ressalta Frei Moser.

No campo religioso brasileiro, convivem inúmeras crenças e tradições religiosas de matriz indígena, africana, oriental e semita. As diferentes vivências, percepções, elaborações em relação ao sagrado integram o substrato cultural dos povos, cujos relatos e registros, elaborados sistematicamente pela humanidade, se constituem em uma rica fonte de conhecimentos a instigar, desafiar, conflitar e subsidiar o cotidiano das gerações. Esse fenômeno religioso, entendido como o resultado de um processo de busca que o ser humano realiza em busca de um sentido para a vida, está presente de modo diverso em todas as culturas, integrando os conjuntos de conhecimentos que caracterizam e estruturam as sociedades.

A mensagem que o espaço pretende deixar, já aparece em seu nome: “A luz vem do Oriente”. Segundo o Frei é importante parar com o preconceito religioso. “O mundo Ocidental tem muito a aprender com o Oriente, mesmo com o mundo islâmico. Nem todos são terroristas. Em sua grande maioria são profundamente religiosos, mais contemplativos, e, por isto mesmo, mais voltados para o transcendente”, afirma.

A inauguração está marcada para o dia 8 de dezembro às 20h, Dia da Imaculada Conceição, padroeira da Comunidade e, de acordo com o presidente da instituição, a data não foi escolhida por acaso. “Esta inauguração quer ser uma chamada para todas as pessoas, no sentido da importância do Centro Educacional como lugar onde se busca ao mesmo tempo abraçar o que há de mais humano e o que há de mais divino”.

SERVIÇO
Inauguração do Espaço Ecumênico no Centro Educacional Terra Santa
Data: Sábado, 08 de dezembro de 2012
Horário: 20h
Local: Centro Educacional Terra Santa
Rua Monsenhor Bacelar, 590
Valparaíso – Petrópolis/ RJ
(24) 2246-1061/ (24) 2242-0525

PROGRAMAÇÃO FESTA DA IMACULADA CONCEIÇÃO
05, 06 e 07 de Dezembro
19h30 - Tríduo com Cantos, Liturgia e breves reflexões

08 de Dezembro
08h - Abertura
09h - Ofício de Nossa Senhora
10h30 – Momento Mariano com a juventude
12h – Oração do Ângelus
12h30 - Feijoada
14h - Terço (onde serão convidadas todas as comunidades que rezam o terço para participarem)
15h – Missa com Ladainha de Nossa Senhora (Enfermos) com Monsenhor Paulo Daher
16h30 – Palestra “Mariologia” com Frei Moser
17h30 – Projeção: “Maria Mãe de Jesus - Milagres de Jesus”
19h – Missa com Procissão até o Espaço Ecumênico, onde será feita a inauguração com Frei Antônio Everaldo e Frei Moser
21h – Bolo da padroeira no Salão de Cima

Nenhum comentário:

Postar um comentário