sexta-feira, 30 de novembro de 2012

FREI ALBERTO BECKHÄUSER CELEBRA 50 ANOS DE SACERDÓCIO NESSE FIM DE SEMANA

O local escolhido para a comemoração foi a Igreja de Santa Clara, onde o Frei é Vigário da Paróquia

A comemoração do Jubileu de 50 anos do Sacerdócio do Frei Alberto Beckhäuser será realizada em no próximo domingo, dia 2 de dezembro, às 18h30 na Igreja de Santa Clara, na Rua Coronel Veiga. O sacerdote foi ordenado em Petrópolis no dia 15 de dezembro de 1962 e, além de celebrar a data na cidade, no dia 8 de dezembro o frei participa de uma comemoração coletiva com todos os frades jubilandos da Província da Imaculada Conceição no Convento São Francisco em São Paulo, e nos dias 15 e 16 de dezembro será lembrada na Paróquia de Forquilhinha em Santa Catarina, Província Franciscana a qual pertence.

Frei Alberto Beckhäuser não esconde a felicidade pela celebração. “50 anos - Ungido Ministro de Jesus Cristo para Anunciar o Evangelho, Celebrar o Culto Divino, Guiar o Povo de Deus. Essa é a frase que usei nos convites. Tudo foi graça, bênção de Deus. O sacerdócio ministerial deve abranger estes três aspectos do serviço messiânico: anunciar, celebrar e guiar. Poder servir ao Reino de Deus só me trouxe alegria”.

Nasceu no dia 20 de maio de 1935, em Forquilhinha, Santa Catarina. A capela de Santa Teresinha, inaugurada no ano em que nasceu, com a chegada dos franciscanos a cidade, passou a ser atendida pelos frades, elevada a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, a qual passou a pertencer. Alberto é o quinto de 12 filhos do casal Ernesto Beckhäuser e Helena Hoepers. Seus pais são netos de imigrantes europeus. Apenas a avó paterna era nascida na Europa, mais precisamente, na Letônia, de religião batista. Por causa deste pormenor, seu pai Ernesto foi batizado na religião católica apenas aos 20 anos de idade.

O interesse pelo sacerdócio surgiu desde quando o Frei era criança, seus dois irmãos eram coroinhas e ele não. “Eu era bastante moleque, mas estudioso, sedento do saber”, conta. Mas aos 12 anos, em uma pregação popular de sua Comunidade de fé, o Padre Franciscano que pregava a Missão reunia as crianças à tarde para a catequese, no último dia Frei João Erdrich o chamou e perguntou se ele queria ser missionário franciscano. “Eu tímido, com a voz engasgada respondi: sim, padre. Cristo me chamou e eu disse o sim. A meu ver o sim mais importante de minha vida. Fui para o Seminário, fiz os estudos e fui ordenado padre em Petrópolis no dia 15 de dezembro de 1962, na igreja do Sagrado Coração de Jesus”, revela.

Especializado em Ciência da Sagrada Liturgia, fez Mestrado e Doutorado em Roma durante os Anos do Concílio Vaticano II e participou da 1° Concelebração da Eucaristia, uma Concelebração teste do novo Rito da Concelebração. Há 46 anos ministrando aulas, atualmente leciona a Sagrada Liturgia no Instituto Teológico Franciscano e no Seminário Diocesano de Petrópolis e no Seminário Diocesano em Caratinga – Minas Gerais. Ele ainda celebra missas nas Capelas atendidas pelo Convento São Francisco junto ao ITF, na Capela das Irmãs de Nossa Senhora do Amparo e na Paróquia de Santa Clara.

Para quem pensa em seguir o sacerdócio, Frei Alberto Beckhäuser deixa seu recado: “Encontrem, conheçam, amem e sigam Jesus Cristo. Vale a pena. Cristo em nós, a esperança da glória. Descubram o Reino de Deus, conheçam Jesus Cristo e sua mensagem, procurem vive-la e desejem partilhar esta experiência com o próximo. Vale a pena. Tudo isso traz alegria, paz e felicidade”.
E quando perguntamos qual a mensagem que gostaria de deixar, ele faz apenas um pedido: “Peço que se lembrem de mim em sua orações, para que eu possa ser fiel até o fim, vivendo meu lema de vida: “Em tudo dou-vos graças, ó Pai, por Cristo no Espírito Santo”. E: “Bendize, ó minha alma ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus favores”. Em tudo Deus seja louvado.”


SERVIÇO:
Jubileu 50 anos de Sacerdócio do Frei Alberto Beckhäuser
Data: 02 de dezembro de 2012 – domingo
Horário: 18h30
Local: Igreja de Santa Clara
Endereço: Rua Eugênio Barcelos, s/nº - Valparaíso (entrada pela Rua Coronel Veiga)

Nenhum comentário:

Postar um comentário