segunda-feira, 19 de novembro de 2012

ASSEMBLÉIA DIOCESSANA REÚNE 3 MIL PESSOAS EM TERESÓPOLIS


A VIII Assembleia Diocesana do Plano Pastoral de Conjunto da Diocese de Petrópolis reuniu mais de três mil pessoas, na tarde do último domingo, dia 18, no Ginásio do Pedrão em Teresópolis. A missa de encerramento foi presidida pelo Administrador Diocesano, Monsenhor Paulo Daher, que chamou atenção dos fiéis para a vivência do Ano da Fé, que termina somente ano que vem, e para os eventos que acontecerão em 2013, como a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

O Monsenhor afirmou ainda que todo trabalho da Assembléia  foi acompanhado pelo bispo eleito, Dom Gregório Paixão, que toma posse no dia 16 de dezembro, às 16h30, na Catedral São Pedro de Alcântara de Petrópolis. Pelo trabalho nos 11 meses que esteve a frente da Diocese, como Administrador Diocesano, Monsenhor Daher foi homenageado, recebendo uma placa comemorativa e de agradecimento pelo seu testemunho de amor a Cristo e ao povo de Deus.

Durante dois dias, os delegados das 43 paróquias e mais os representantes das pastorais e movimentos, refletiram sobre o tema da Assembléia “Vivamos a Fé”, com o lema “Escutemos o Senhor, anunciando sua Palavra para servir a todos”. No sábado, dia 17, padres e religiosos participaram dos grupos de trabalho, que entre outros assuntos discutiu o trabalho das paróquias ao longo de 2012 e apresentaram propostas para 2013, entre elas a formação dos leigos e ações que promovam a evangelização, como a missão popular e iniciativas como a visita as famílias que perderam entes queridos.

Ainda no sábado os delegados das paróquias participaram da adoração ao Santíssimo Sacramento conduzido pelo Padre Antônio Carlos no Centro de Atividades Comunitárias (CEAC), na Paróquia de Santa Teresa. Em seguida, Monsenhor Paulo Daher abriu os trabalhos, falando sobre o primeiro tema: ‘Concílio Vaticano II no Contexto da Fé’, apresentando detalhes importantes sobre a Lumem Gentium.

No domingo pela manhã, os delegados das paróquias voltaram a se reunir em grupo, quando refletiram o tema “A Igreja a serviço da vida plena para todos”. Durante o encontro, os participantes refletiram sobre os 50 anos do Concílio Vaticano II (CVII), o Catecismo da Igreja Católica (CIC), as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, o Ano da Fé e ainda temas próprios da Diocese, como a missão popular, temas apresentados pelo Monsenhor Daher, Verônica Jordão, Padre Luiz Mello e Padre José Celetismo.

Durante o encontro, diversos testemunhos foram apresentados, como o trabalho realizado pela Comunidade Jesus Menino, que cuida de pessoas especiais e preparou uma carta em Defesa da Vida, que será apresentada ao Papa bento XVI em 2013, durante sua permanência no Rio, para que seja assinada por ele e entregue a presidente Dilma Rousseff.

A Pastoral da Sobriedade e a Pastoral da Aids falaram sobre o acolhimento e o cuidado com as pessoas que estão envolvidas com o vício das drogas e portadoras do vírus HIV. Outros testemunhos fora apresentados, como da Irmã Gianna, da Congregação Canossiana, que falou sobre a disponibilidade das religiosas e o trabalho realizado por elas nas paróquias.

A VIII Assembléia Diocesana foi concluída no Ginásio do Pedrão, com a participação das caravanas das paróquias, que participaram de um momento mariano, com a entronização da imagem de Nossa Senhora do Amor Divino, padroeira da Diocese. Em seguida, a Comunidade Magnificat, responsável pela animação, conduziu a oração do terço, motivando os participantes à devoção mariana.

Além do Administrador Diocesano, fizeram parte da mesa de abertura dos trabalhos da VIII Assembléia, o delegado diocesano, Monsenhor Geraldo Policarpo e o coordenador diocesano de pastoral, Padre Ernande Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário