segunda-feira, 19 de novembro de 2012

APPO FECHA PARCERIA PARA A REALIZAÇÃO DE TOMOGRAFIAS

A APPO é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em maio de 1992 e que oferece assistência social aos pacientes portadores de câncer, tendo como principal objetivo prestar assistência a esses pacientes e seus familiares, proporcionando uma melhor qualidade de vida e enfrentamento da doença e do tratamento. A entidade atende pessoas necessitadas através da doação de alimentos, roupas, medicação de suporte, bolsa de higiene e limpeza, empréstimos de perucas, cadeiras de rodas, colchões de água, próteses, além do atendimento jurídico, psicológico e social.

Paralelo a isso, a associação atua na sociedade promovendo campanhas preventivas e de conscientização, com a finalidade de unir os pacientes oncológicos, estabelecendo convênios e intercâmbios com Instituições Brasileiras e Estrangeiras que melhorem o tratamento.

A partir de todo esse trabalho que promove diariamente é que a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, APPO, conseguiu fechar uma parceria com a Ultrascan Diagnóstico por Imagem que tem como meta agilizar o tratamento de pacientes com câncer de próstata e cabeça.

A parceria visa à realização de exames de tomografia computadorizada, permitindo a aquisição de imagens da região do corpo a ser cuidada, possibilitando melhor visualização do volume alvo e a proteção dos tecidos normais adjacentes a lesão.

“O uso da tomografia e do sistema de planejamento radioterápico tridimencional permite que os tratamentos possam ser individualizados, sem acarretar aumento nas complicações e efeitos colaterais, trazendo maior precisão e segurança, uma vez que visualizam as estruturas anatômicas que estão sendo tratadas”, afirma Dr. Eduardo Fuks, médico radioterapeuta que faz parte do corpo clínico do CTO – Centro de Terapia Oncológica.

O investimento será custeado pela APPO através da doação de um empresário local, que não quis se identificar, mas que vai doar mensalmente os valores para a realização de 20 a 30 exames por mês, voltados exclusivamente para pacientes com câncer de próstata e cérebro que estão em tratamento na radioterapia.

De acordo com Ana Cristina Coelho Mattos, presidente da associação, essa parceria com a Ultrascan vai melhorar a qualidade do atendimento. “Nosso objetivo é agilizar o tratamento dos pacientes com diagnóstico de câncer de próstata e cérebro para que tenham um tratamento com maior qualidade e melhores resultados”.

Este exame é fundamental para a geração de imagens e para o sistema de planejamento da radioterapia, sendo diferente do exame que é realizado para diagnóstico, não sendo necessária a emissão de laudos ou filmes radiológicos, o que diminui o custo final. As imagens são gravadas apenas em mídia digital com sistema DICOM, que permitem a interação do tomógrafo com o computador da Radioterapia, onde está o sistema de planejamento.

“A agilidade na realização do exame esta diretamente relacionada ao inicio do tratamento radioterápico. Primeiro é feita a tomografia de planejamento da área a ser tratada, seguida do planejamento do tratamento no computador pelo medico radioterapeuta em conjunto com o físico medico, para posteriormente realizar o tratamento no acelerador linear do CTO”, explica Dr. Eduardo.

A sede da APPO – Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos fica localizada no Shopping Alberto Pereira Dias, à Rua Teresa, nº 608 – salas 231 e 232 Alto da Serra – Petrópolis/ RJ. Empresários e voluntários que queiram apoiar a instituição podem obter informações através do telefone (24) 2242-0956, do site WWW.appo.org.br ou ainda através do e-mail appo@appo.org.br.

SERVIÇO
APPO – Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos
Shopping Alberto Pereira Dias
Rua Teresa, nº 608 – salas 231 e 232
Alto da Serra – Petrópolis/ RJ



Nenhum comentário:

Postar um comentário