quinta-feira, 15 de novembro de 2012

NO DIA MUNDIAL DA DIABETES, CENTRO DE SAÚDE REALIZA AÇÃO ESPECIAL

Durante essa quarta-feira, Dia Mundial do Diabetes, aqueles que passaram pelo Centro de Saúde Coletiva no Centro, puderam fazer a medição de glicose e a aferição da pressão arterial. A ação realizada pela unidade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, teve como objetivo passar orientações aos interessados e promover a prevenção da doença. No decorrer do dia cerca de 240 pessoas participaram da iniciativa.

“Fizemos um dia específico para avaliar os pacientes que passaram pela unidade. Além da medição da glicose demos dicas sobre alimentação saudável e até receita para salada de frutas, ou seja, buscamos esclarecer a população a respeito da doença e as melhores maneiras para combatê-la”, explicou a diretora do Centro de Saúde, Fabíola Heck.

O diabetes, doença causada pelo aumento de açúcar (glicose) no sangue, pode ser controlado por meio da alimentação saudável, prática de atividades físicas, além de medicamentos orais e aplicação de insulina. Como forma de acompanhar os pacientes diabéticos, as unidades de saúde de Petrópolis possuem o ‘Programa do Diabético’, onde é feito o atendimento primário de saúde aos pacientes. Já no Centro de Saúde, onde o programa atendide cerca de 800 pacientes por mês, é feito ainda o atendimento ao pé diabético e o acompanhamento nutricional. Para atendimentos de especialidades como a endocrinologia, as consultas são feitas no ambulatório da Rua Dom Pedro e no ambulatório do Hospital Alcides Carneiro.

“Atualmente percebemos que muitas pessoas têm uma certa resistência em relação ao tratamento. Por isso, é importante lembrar que além do trabalho que desenvolvemos nas unidades o paciente deve manter o comprometimento com ele mesmo, seguindo nossas orientações de maneira criteriosa para que tenha qualidade de vida”, destacou Fabíola.

Outra forma de assistência ao diabético garantida pelo município é a entrega de aparelhos para a medição da glicose, feita pela Divisão de Farmácia, de acordo com os protocolos do Programa de Diabetes, publicados na Relação Municipal de Medicamentos (Remume) e aprovados pelo Conselho Municipal de Saúde.

“Entregamos o equipamento para pacientes que fazem uso de insulina ou, em casos especiais, para aqueles que fazem uso de medicação oral. Para receber o aparelho, as pessoas que possuem a doença devem fazer a inscrição no programa e, após a avaliação, poderá ser indicada a entrega do medidor de glicose”, explicou a chefe da Divisão de Farmácia, Roseane Borsato.

Os interessados em participar do ‘Programa do Diabético’ no Centro de Saúde podem obter mais informações no telefone 2237-3616.

Nenhum comentário:

Postar um comentário