sábado, 10 de novembro de 2012

18 DE NOVEMBRO TEM RODA DE CHORINHO COM O GRUPO TARUÍRA

As tradicionais rodas de choro na Praça Frei Aniceto Kroker, na Mosela, têm mais uma edição no dia 18 de novembro (domingo). O evento é promovido todos os meses pelo grupo Taruíra de forma independente e tem início às 14h. A realização das rodas tem significado especial para o sexteto instrumental: no próximo mês, o grupo completa 10 anos de história. Para comemorar, eles voltam ao coreto da Praça da Mosela, onde vem realizando o projeto Choro nas Praças.

O público terá a oportunidade de ouvir de perto as canções autorais do Taruíra, celebrando a participação da música “A Pasta do Carlinhos” no Festival das rádios Mec e Nacional. O tema chegou à final da etapa estadual, entre as 12 melhores composições das mais de 500 inscritas.

O repertório inclui ainda arranjos próprios para um verdadeiro passeio pelo melhor da música brasileira. O chorinho é a base para a mescla de samba, bossa nova e baião a uma variedade de gêneros musicais, de Pixinguinha a Beatles.

O Taruíra é formado por Breno Morais (flauta e sax soprano), Carlos Watkins (sax tenor), Guto Menezes (cavaquinho e viola caipira), José Roberto Leão (violão de sete cordas), Leandro ‘Tartaruga’ Mattos (pandeiro) e Yuri Garrido (bateria e percussão) e começou a promover as rodas de choro como um encontro de músicos ao ar livre.

“Esse já é o quarto ano de roda de choro, e é o projeto que dá vida ao grupo. Tocar na rua, trocar com o público e dividir com eles alegria é o que define o Taruíra”, conta Guto Menezes.

Uma década de história



O Taruíra nasceu em 2002, como um trio de flauta, pandeiro e violão. O primeiro CD viria em 2007, com 14 canções já consagradas, como “Bolero”, “Assanhado” e “Pato Preto”, de compositores como Tom Jobim, Hermeto Paschoal, Guerra Peixe, Garoto, entre outros.

Naquele mesmo ano, o grupo deu o pontapé inicial em um projeto que viraria sua marca registrada em Petrópolis: as rodas de choro na Praça da Mosela, um evento que atraía centenas de pessoas semanalmente. Por mais de dois anos o Taruíra se apresentou no coreto da praça, se tornando uma atração fixa e gratuita para toda a família.

O ano de 2011 marcou a realização de um sonho do Taruíra. A vontade de produzir um material em vídeo do grupo ganhou uma nova perspectiva sob o comando da ParaRaio Filmes. A produtora de Juiz de Fora (MG) foi a responsável pela gravação do DVD “Nas Nuvens”, com uma linguagem visual única, em uma combinação perfeita com a identidade do grupo. O trabalho está disponível para ser assistido gratuitamente na internet (http://youtu.be/Lt8CDUtl4M8).

Nestes anos de trajetória, o grupo já se apresentou em locais como o Festival Café, Cachaça e Chorinho, 1º Encontro Nacional de Empreendedorismo Cultural, Jogos Mundiais Militares 2011, projeto Choro no Werneck, no Festival do Centro Cultural IBEU e na Feira da Providência, no Rio de Janeiro; no Bar da Fábrica e no Café Muzik, em Juiz de Fora; e no Palácio de Cristal, Laboratório Nacional de Ciência e Computação Científica (LNCC), festivais de inverno do Sesc e da Dell’Arte e no Palácio Rio Negro, em Petrópolis, além de projetos e shows em Teresópolis, Nova Friburgo, Paty do Alferes e Belo Horizonte.

SERVIÇO
Taruíra na Mosela
Data: 18 de Novembro
Horário: 14h
Local: Praça Frei Aniceto Kroker - Mosela
Classificação: livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário