terça-feira, 13 de novembro de 2012

5º FÓRUM NACIONAL DE MUSEUS DISCUTIRÁ DESAFIOS DO SETOR EM PETRÓPOLIS

Acontece na próxima semana, em Petrópolis, o 5º Fórum Nacional de Museus. O evento, que será realizado de 19 a 23 de novembro no Sesc Quitandinha, reunirá profissionais, gestores, pesquisadores e estudantes ligados à área de museus, além de interessados em geral, para discutir os principais desafios do setor para o próximo biênio.

Promovido pela Associação Brasileira de Museologia e pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), o 5º FNM traz como tema “40 anos da Mesa Redonda de Santiago do Chile: entre o idealismo e a contemporaneidade”.

A ideia é debater o legado da Mesa Redonda de Santiago do Chile, realizada pela Unesco em 1972 e considerada marco de profundas transformações no campo da museologia, com repercussões sobre o papel dos museus como agentes de inclusão cultural, afirmação da identidade de grupos sociais, reconhecimento da diversidade e desenvolvimento econômico.

Programação

Diversas atividades estão previstas para os cinco dias do evento. A programação inclui conferências, painéis, comunicações coordenadas, minicursos, grupos de trabalho temáticos e encontro de representantes dos Pontos de Memória, programa apoiado pelo Ibram que objetiva reconstruir e fortalecer a memória social e coletiva de comunidades.

Entre os convidados desta edição, um dos destaques será a participação do escritor francês Hugues de Varine. Teórico da chamada “Nova Museologia”, Varine, que é especialista em patrimônio e desenvolvimento local e atua como consultor em vários países, vai proferir no último dia do evento conferência sobre o tema central do 5º Fórum: os 40 anos da Mesa de Santiago do Chile, da qual foi um dos participantes.


A ministra da Cultura, Marta Suplicy, também tem participação confirmada no 5º FNM. Ela fará na tarde do dia 22, pronunciamento ao público presente com homenagem aos 80 anos do curso de Museologia da UNIRIO, pioneiro no Brasil. Durante o 5º Fórum Nacional de Museus, irá acontecer ainda a eleição para escolha do representante da sociedade civil da área de museus que vai compor o plenário do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC).

O CNPC é o órgão colegiado, integrante da estrutura do Ministério da Cultura (MinC) que tem por finalidade propor a formulação de políticas públicas, com o propósito de promover a articulação e o debate do governo e da sociedade civil organizada para o desenvolvimento e fomento das atividades culturais no território nacional.

Apresentações musicais, exposições, lançamentos de livros e outras atividades também estão incluídas na programação paralela do evento.

Entendendo o FNM - Fórum Nacional de Museus

Com periodicidade bienal, o Fórum Nacional de Museus é o principal evento do setor museal brasileiro e uma oportunidade para promover o intercâmbio de experiências entre profissionais, acadêmicos e estudantes de Museologia e áreas afins.

Com abrangência nacional, o FNM tem como objetivo legitimar as ações da Política Nacional de Museus, consolidar os trabalhos do Sistema Brasileiro de Museus, estimular a criação de redes de informação entre os profissionais do setor, ampliar o intercâmbio entre os profissionais da área e entre os estudantes de museologia e áreas afins, além de divulgar os museus brasileiros.

As quatro primeiras edições do evento, realizadas em 2004, 2006, 2008 e 2010 nas cidades de Salvador (BA), Ouro Preto (MG), Florianópolis (SC) e Brasília (DF), tiveram papel essencial no processo de desenvolvimento e enraizamento social da Política Nacional de Museus, lançada pelo MinC em 2003.

O 5ª Fórum Nacional de Museus é uma realização conjunta do Ibram e da Associação Brasileira de Museologia (ABM) e conta com o apoio do Sesc Rio, da TAM, Infraero, OEI e Prefeitura de Petrópolis. O evento tem o patrocínio da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário