terça-feira, 13 de novembro de 2012

VALOR DA CESTA DE COMPRAS AUMENTA PELO 5° MÊS CONSECUTIVO


Preço médio chega a R$ 486,17, aponta pesquisa do Sicomércio

A Cesta de Compras de Petrópolis teve aumento médio de 2,98% no mês de setembro, de acordo com pesquisa coordenada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomercio) e pela Fecomércio-RJ. Esta foi a quinta alta consecutiva e a mais intensa desde janeiro de 2011 (3,5%). Com isso, o preço médio da Cesta de Compras foi para R$ 486,17.

Em agosto, a taxa havia sido de 1,86%; em setembro de 2011, o reajuste foi de 0,50%. Ao longo de 2011, a alta foi de 7,87%. Dos produtos pesquisados, cebola foi o item que mais encareceu em setembro (56,14%), depois de acumular retração de 11,49% nos meses de julho e agosto. Batata (30,89%), cenoura (18,55%) e tomate (17,11%) também tiveram reajuste. Em contrapartida, banana prata (-14,33%) e alface (-12,56%) estão entre os itens que tiveram seus preços mais reduzidos.

No mês de setembro, todas as faixas de renda aumentaram os seus gastos. As famílias que recebem de 5 a 6 salários mínimos foram as mais prejudicadas pelo avanço de seus custos, com Cestas em média 3,59% mais caras. Nos últimos doze meses, houve aumento de 11,50%.

A alta nos gastos foi observada em dois grupos: 1 (famílias que recebem mensalmente até 8 salários), a variação média foi de 3,35%, e para o 2 (famílias com rendimento acima de 8 salários), a taxa situou-se em 2,72%.

As famílias que recebem de 5 a 6 salários, pelo quinto mês seguido, apresentaram o maior aumento no ano que, de janeiro pra cá, chega a 9,45%. Nos nove primeiros meses de 2012, cebola (135,55%), batata (115,91%), cenoura (101,03%) e tomate (91,79%) foram os produtos que tiveram o maior reajuste. Por outro lado, laranja pêra (-26,78%) foi o item que mais reduziu de preço no período. Já nos últimos 12 meses, os itens que acumularam os reajustes mais intensos nos preços foram cebola (129,86%), tomate (99,75%) e batata (95,03%). De maneira inversa, alface (-8,67%) foi o destaque entre os itens que apresentaram redução em seus preços.

A pesquisa Cesta de Compras é divulgada mensalmente com o intuito de avaliar as variações de 1.610 preços, coletados em 50 locais, referentes a 39 itens (32 de alimentação, 4 de higiene e 3 de limpeza), de maior peso no orçamento, consumidos por famílias de dez diferentes faixas de renda.

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